Por que a camisa da Croácia é quadriculada?

244
0

O xadrez está presente em diversos símbolos nacionais da Croácia. A origem do design é controversa. Há pelo menos três explicações: uma lenda relacionada à vitória de um rei croata, uma referência às duas etnias da população, e uma homenagem à flor Fritillaria, que tem as pétalas quadriculadas.

Tudo passa, claro, pela paixão do país inteiro pelo quadriculado, um verdadeiro símbolo nacional presente no brasão e também na bandeira oficial. Já foram encontrados artefatos com o quadriculado que datam do século XV.

A história que explica como o quadriculado chegou até ali não é muito precisa e tem mais de uma versão. Mas vamos começar pela mais romântica e divertida de todas.

Diz a lenda que o rei croata Držislav foi capturado pelos venezianos em meio a uma guerra pelo controle da Dalmácia. O governante de Veneza, Pedro II Orseolo, descobriu que os dois compartilhavam uma paixão pelo xadrez e o desafiou: se Držislav o vencesse três vezes seguidas, ganharia sua liberdade.

O rei croata conseguiu e então decidiu eternizar o xadrez para sempre nas tradições do país.

Mas, claro, essa é apenas uma lenda!

Há outras explicações um pouco mais plausíveis. A mais difundida é que as cores representavam as duas etnias que viviam na Croácia, a vermelha e a branca.

Fonte: ESPN

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.