Entenda a importância da catedral de Notre-Dame

19
0
Um grande incêndio atingiu a catedral de Notre-Dame, em Paris, nesta segunda-feira(15). A construção, um dos mais importantes cartões postais da cidade, é também uma das maiores referências de arte gótica. A catedral começou a ser construída em 1163 e só foi finalizada quase 200 anos depois.
A catedral foi construída na pequena Île de la Cité, no meio do Sena, entre 1163 e 1345. A igreja é o monumento mais visitado da Europa: recebe em média 13 milhões de pessoas ao ano, mais que a Torre Eiffel!
Dentro da catedral gótica, há um acervo de importância artística inestimável, como um órgão do séc. XVII ainda em funcionamento, pinturas e gravuras que relatam a história da catedral e de Paris, e até fragmentos da coroa de espinhos de Jesus Cristo.
Segundo Emmanuel Grégoire, vice-prefeito de Paris, uma missão especial foi iniciada para tentar salvar as relíquia no local.
No século XIX, a catedral chegou a um momento de ruínas e sua demolição foi cogitada, mas a construção foi salva por Napoleão Bonaparte. O romance de 1831, escrito por Victor Hugo, ‘O corcunda de Notre Dame”, descrevia a precária condição da catedral à época.
A história de Notre Dame também está ligada à padroeira da França, Santa Joana D’Arc. De origem humilde, a camponesa foi sinônimo de coragem na sua época e alegava que tinha contato com Deus. Joana d’Arc foi capturada pelos burundianos, acusada de heresia, e queimada na fogueira. Em 7 de julho de 1456, ela foi declarada inocente e mártir. Em 1909, foi beatificada em Notre Dame pelo papa Pio X.
No ano passado, a Igreja Católica na França lançou um apelo urgente pela mobilização de fundos para salvar a igreja, que estava começando a desmoronar. Segundo o corpo de bombeiros, o incêndio está ligado a extensas reformas que estão em curso.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.