Google anuncia Android Q e outras novidades para seus sistemas

19
0
Nesta terça-feira (07/05), acontece a IO19, evento do Google para desenvolvedores. Foram anunciadas diversas novidades, incluindo a evolução do sistema operacional Android, os novos smartphones Pixel, um assistente virtual mais rápido, realidade aumentada em pesquisas, melhorias no Google Lens e mais.
Alguns anúncios do Google feitos hoje, primeiro dia da Google I/O, conferência anual da empresa para desenvolvedores. No Android Q, a tecnologia Live Caption transcreve, em tempo real, todo o áudio que sai do celular —gravado ou de vídeos ao vivo. Isso só é possível porque o Google conseguiu compactar seu modelo de reconhecimento de voz para caber no celular. O processamento é local.
Esse mesmo avanço na tecnologia de reconhecimento tornará o Google Assistente praticamente instantâneo — a demonstração no palco, com uma pessoa fazendo várias requisições sucessivas, foi impressionante. O Assistente atualizado chega no final do ano, apenas nos Pixel. O Android Q terá um “modo escuro” no nível do sistema.
O Android Q terá novos controles de privacidade para localização. Agora, a exemplo do iOS, haverá uma opção para que o app acesso a localização apenas durante o uso. Também igual ao iOS, será possível saber quais apps acessaram recentemente a localização do celular.

O novo “Modo Foco” permite marcar apps que distraem previamente. Quando ativado, esses apps se tornam inacessíveis, mas todo o restante do celular continua operacional. Indicado para períodos de foco (!), como sessões de estudo ou trabalho. Chega nos Android P e Q no fim do ano.

Não apareceu no palco, mas o Android Q traz um novo sistema de navegação por gestos após o fiasco do Android 9 Pie. Talvez não tenha sido comentado por ser idêntico ao do iOS no iPhone X?

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.