Postos de saúde do RJ enfrentam falta de vacinas contra meningite

40
0

A falta de vacina contra a meningite nos postos de saúde preocupa os pais que ainda não conseguiram vacinar seus filhos.

A vacina meningococica é obrigatória e a distribuição é gratuita na rede pública e não é só estado do Rio de Janeiro que os pais estão preocupados com a falta dela: há problemas em todo o país.

O Ministério da Saúde informou que a distribuição da vacina contra a meningite está sendo feita de forma reduzida por causa do atraso na entrega pelo laboratório responsável. Ainda de acordo com o Ministério, a previsão para regularização é até o mês de agosto.

Em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, a mãe do Guilherme, de 3 meses, ainda não conseguiu vacinar o filho. Ela já foi duas vezes ao posto de saúde.

Um vídeo exibido pelo Bom Dia Rio mostra uma outra mãe dizendo que em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, também está com dificuldades para encontrar a vacina.

Outra vacina que faz parte do calendário é a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. No caso do sarampo, a vacina é a única maneira eficaz de evitar a doença. Em todo o estado, 14 casos foram confirmados: 11 na capital, 2 em Duque de Caxias e 1 em Niterói.

A Secretaria Estadual de Saúde disse que o fornecimento da vacina tríplice viral está normalizado em todo o estado. No caso das vacinas contra a meningite, o Ministério da Saúde recomenda que os municípios com estoque reduzido façam o agendamento da vacinação de acordo com a disponibilidade das doses.

Fonte: G1

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.