A Prefeitura do Rio de Janeiro convocou, nesta sexta-feira (15), 1.105 profissionais da área de saúde para reforçarem as equipes médicas dos hospitais municipais que são referência no combate a Covid-19.
O chamamento dos candidatos inscritos no processo seletivo da prefeitura foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta.
Entre os profissionais contratados estão: enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogo, nutricionista, técnico de farmácia e fisioterapeuta.
As contratações são por tempo determinado, ou seja, enquanto durar a crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus.
O processo seletivo é administrado pela RioSaúde e continua com inscrições abertas para médicos, nos editais 046 e 074/2020. Os interessados devem acessar esse link.
Contratações na hora certa
Os profissionais contratados chegam aos hospitais do Rio em um momento crítico do enfrentamento a Covid-19. Na última quinta-feira (14), os três hospitais de campanha do Governo do Rio de Janeiro estavam com 231 leitos vazios. A situação era igual na única unidade administrada pela Prefeitura do Rio, o do Riocentro, com outros 22 leitos sem destino.
Na soma dos quatro hospitais, havia 253 leitos ociosos. Enquanto isso, a fila de espera por leitos de enfermaria ou de CTI para tratamento da Covid-19 no estado tinha 900 pacientes à espera de internação.
Local de atuação
Os profissionais convocados pela prefeitura devem comparecer nos locais indicados e nas datas marcadas, para apresentação de documentos que comprovem a formação, especialização e experiência que informaram no formulário de inscrição online.
Quem tiver os dados comprovados e os documentos autorizados, vão assinar o contrato de trabalho. Os profissionais vão receber as orientações para comparecerem na unidade de saúde que estiverem lotados.
Os profissionais terão a carteira assinada pelo regime CLT e receberão, além dos salários, todos os benefícios previstos em lei e outros comuns aos funcionários da RioSaúde.
Mais 190 contratados
Além dos 1.105 profissionais para os hospitais de referência, também foram convocados outros 190 profissionais, entre médicos, enfermeiros e agentes de regulação.
Os admitidos vão atuar na Central Municipal de Regulação ou nos Núcleos Internos de Regulação dos hospitais, tratando dos trâmites necessários às transferências dos pacientes com covid-19 entre as unidades da rede pública.
Até o último dia 14, a empresa pública já havia efetivado 3.193 contratações para os hospitais Municipal Ronaldo Gazolla; de Campanha da Prefeitura, no Riocentro; Federal de Bonsucesso; e Universitário Clementino Fraga Filho (UFRJ).