Esta cabine aconchegante com teto em forma de cúpula fica nos arredores de San Francisco, nos Estados Unidos
O ‘Mushroom Dome’ é a propriedade número um na plataforma e possui uma pequena sala, duas camas, uma cozinha e um pátio de madeira. Tem uma lista de espera de meses. Custa cerca de 130 dólares por noite e, conforme explicado pela Vox, cerca de três milhões de visitas na web por ano.
Kittry Mrache, proprietária de 69 anos, construiu a cabana da cúpula na propriedade que herdou de seus pais. Foi construída como uma casa de hóspedes para um amigo da família que perdeu sua casa. Depois que os pais morreram, ela decidiu alugar a cabana temporariamente.
Michael e Kitrry Mrache têm o título de aluguel mais visitado do AirBnb desde que ingressaram na plataforma, em 2009, um ano após a criação do gigante temporário, mas muito antes de ser instalado em nossas vidas de maneira normalizada.
Segundo conta Luke Winkie em The Goods, o ‘Mushroom Dome’ é uma verdadeira lenda em San Francisco. “Os Mraches não são os únicos que têm este tipo de casa curiosa no Airbnb, mas foram os que estavam na hora e no lugar certos. Kitty já recebeu pessoas de todo o mundo – da China à Argentina e Dinamarca – pessoas que precisam conhecer a famosa cabine por si mesmas”.
Winkie diz que seu sucesso está na combinação perfeita de estética virtual e no fato de não interferir nos padrões gentrificadores nos quais a plataforma foi derivada.
“O Mushroom Dome é apenas mais uma das estranhas mutações da nova era da mídia que transformou o Airbnb em uma indústria hoteleira e um agente de gentrificação. Com uma carpintaria adorável, os Mraches criaram uma estrutura que se adapta ao gosto da Internet”.
A dona conta que na casa sua amiga morou 10 anos com suas duas filhas, até que se casou e foi embora. Foi quando ela decidiu alugá-la por meio do Airbnb, que estava decolando.
Quando os pais da proprietária morreram, eles venderam o terreno da família e decidiram mudar a cabana para o local onde está agora, no meio da área arborizada nos arredores de San Francisco.
Este é Elliot, o cão ‘superhost’ mais visto no Airbnb.
A propriedade possui varandas e vista para a montanha.
Vista da cúpula da cabine.
Devido ao seu sucesso, a casa possui uma réplica nos escritórios do Airbnb.