Home Notícias Hoje é dia: Finados e tragédia em Bento Rodrigues marcam semana

Hoje é dia: Finados e tragédia em Bento Rodrigues marcam semana

271
0
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais

A semana entre 1º e 7 de novembro traz dois momentos reflexivos aos brasileiros. Na segunda-feira (2), o feriado nacional do Dia dos Finados relembra entes falecidos. A data possui origem na Igreja Católica, mas também é conhecida como Dia dos Mortos em várias partes do mundo. Na quinta-feira, 5, completam-se cinco anos do rompimento da barragem em Bento Rodrigues, em Mariana (MG) que deixou 19 mortos, centenas de desabrigados  e impactos ambientais.

Há seis anos, os jornalistas ganharam um dia mundial de combate à violência contra jornalistas (dia 2). Internacionalmente, o Dia Mundial Vegano enfatiza a opção política de não se alimentar com carnes. E as favelas, a cultura e ciência também possuem dias específicos a serem lembrados.

Dia das Favelas

Morro da Providência
A favela do Morro da Providência é tida como a primeira referência documentada da história brasileira sobre favelas – Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A relação de fatos dessa semana traz a lembrança do Dia das Favelas. Todo 4 de novembro, membros da Central Única das Favelas (Cufa) realizam eventos em várias partes do Brasil para relembrar uma carta assinada neste mesmo dia em 1900. Escrita por um delegado da 10ª Circunscrição do Rio de Janeiro para o então Chefe da Polícia, Enéas Galvão, o texto menciona a favela do Morro da Providência, e que é tida como a 1ª referência documentada da história brasileira sobre favelas.

A primeira favela do Brasil foi tema de enredo de escola de samba. Em 2014, a Rádio MEC conversou com o o diretor de carnaval Roberto Gomes, da São Clemente, que explicou o enredo “Favela”. Na ocasião, Gomes lembrou que o nome surgiu a partir de uma planta que encobria a região baiana de Canudos e foi utilizado para batizar as moradias que surgiram no Morro da Providência, no Centro do Rio.

Bento Rodrigues: barragem rompida

Construção da nova comunidade onde serão assentadas as famílias moradoras de Bento Rodrigues, distrito de Mariana.
Construção da nova comunidade onde serão assentadas as famílias moradoras de Bento Rodrigues, distrito de Mariana. – Tomaz Silva/Agência Brasil

Durante a tarde do dia 5 de novembro 2015, 39 milhões de metros cúbicos de rejeitos vindos da barragem de Fundão da mineradora Samarco soterraram o subdistrito de Bento Rodrigues, localizado a 35 quilômetros do centro de Mariana (MG). O saldo de 19 de mortos, a destruição das moradias e a extensão dos danos a bacia hidrográfica da região tornam o episódio inesquecível.

Em julho de 2019, a reportagem da EBC viajou ao local a convite da Fundação Renova, criada para atender os desabrigados com a tragédia ambiental, e relatou a angústia de quem luta para reconstruir suas vidas nos últimos cinco anos. Acesse a reportagem clicando na imagem abaixo:

Fim da impunidade contra os Jornalistas

Em 2 de novembro de 2014, a Organização das Nações Unidas (ONU) comemorava o primeiro Dia Internacional pelo Fim da Impunidade dos Crimes contra Jornalistas. Instituída em dezembro de 2013, a data marca o assassinato de dois jornalistas, Gislaine Dupont e Claude Verlon, no Mali, em 2 de novembro do ano passado.

A ONU tem realizado ações, ao longo desses seis anos, para promover um ambiente seguro para o para o trabalho dos profissionais dos meios de comunicação em todo o mundo. É o exemplo da campanha mundial de combate a crimes contra jornalistas lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2018.

Fonte: Agência Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here