Já imaginou como seria pousar em Marte? Através de um vídeo divulgado pela Nasa nesta segunda-feira (22), é possível ver a chegada do rover Perseverance ao planeta vermelho do ponto de vista do próprio robô. Com 23 câmeras e dois microfones, a Perseverance oferece imagens valiosas para o avanço da ciência. “Essa é a primeira vez que conseguimos registrar um evento como o pouso de uma espaçonave em Marte”, afirmou, em entrevista coletiva de imprensa virtual, Michael Watkins, diretor do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da agência espacial dos Estados Unidos.
A inspiração para inserir câmeras que capturassem os movimentos da Perseverance a partir da perspectiva do rover surgiu graças à filha de Matt Wallace, vice-gerente do projeto. “A minha filha é uma ginasta e, quando ela tinha onze anos e o projeto ainda estava sendo elaborado, ela me pediu uma câmera esportiva”, contou. “Ela colocou a câmera no pescoço e fez um salto mortal. Quando ela me mostrou o vídeo e eu vi a câmera acompanhar todos os movimentos, eu tive um vislumbre de como seria se eu pudesse realizar o mesmo salto”.
A Perseverance também captou imagens que oferecem uma visão 360º do planeta vermelho. “Olhando para o Sul, temos uma vista incrível. Em certa medida, é um cenário parecido com o da Terra, com montanhas e rochas”, observou Justin Maki, cientista de imagem da agência espacial norte-americana. Através dessas fotos, é possível fazer uma observação inicial do planeta — passo importante para futuras análises mais aprofundadas.
Além dos vídeos e das imagens, os cientistas conseguiram registrar o áudio de Marte: os sons são de rajadas de vento e também do robô Perseverance. A Nasa disponibilizou ainda uma comparação entre sons que ouvimos na Terra e como eles seriam no planeta vizinho. “Nós queremos que todos na Terra vejam e sintam como é estar em Marte e explorar outros mundos”, declarou Thomas Zurbuchen, da Diretoria de Missão Científica da Nasa.
Fonte: Galileu