“Ouse coisas grandiosas”. Foi essa a mensagem que Ian Clark, engenheiro de sistemas da Nasa, enviou de Marte para a Terra através das linhas do paraquedas do robô Perseverance, que pousou no Planeta Vermelho na última quinta-feira (18).
O amante de palavras cruzadas também codificou no paraquedas de 21 metros as coordenadas do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês), que fica em Pasadena, na Califórnia. Segundo Clark, apenas seis pessoas sabiam sobre a mensagem escondida antes do pouso em Marte.
A técnica usada foi a do sistema binário. Com as faixas brancas e laranja do paraquedas, o engenheiro montou sequências numéricas que representam os algarismos “1” e “0” no código binário. A organização específica dos algarismos pode ser traduzida como números e letras — e inclusive formar palavras.
Citando o ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt (“Dare mighty things”), o técnico da Nasa buscou reproduzir o mantra estampado em muitas paredes do JPL de uma maneira pouco óbvia. O resultado? “Da próxima vez terei que ser um pouco mais criativo”, reagiu Clark, segundo a agência de notícias The Associated Press, ao contar que apenas algumas horas foram necessárias para que os espectadores decodificassem a mensagem.
Matt Wallace, vice-gerente de projetos da agência espacial norte-americana, antecipou que mais surpresas virão no Perseverance. De acordo com ele, outra novidade se tornará visível nos próximos dias, quando o braço de 2 metros do rover se desprender para fotografar sob o veículo. Também quando o robô estiver se locomovendo, em algumas semanas, haverá uma nova revelação. “As pessoas devem ficar de olho”, sugere Wallace.
Fonte: Galileu