Home Notícias Céu do mês: chuva de meteoros Eta Aquarídeos e superlua iluminam maio

Céu do mês: chuva de meteoros Eta Aquarídeos e superlua iluminam maio

714
0

As chuvas de meteoros ocorrem quando a Terra atravessa regiões onde há uma concentração maior de poeira cósmica, geralmente deixada por cometas ao executar suas longas órbitas ao redor do Sol. O cometa Halley, o mais famoso de todos, é responsável por duas das principais chuvas de meteoros do ano: a de Eta Aquarídeos, em maio, e a de Orionídeos, em outubro. Para quem vive no Hemisfério Sul, os Eta Aquarídeos são uma das melhores chuvas de meteoros do ano. Neste ano, a presença da Lua atrapalha um pouco, mas ainda vale a pena virar a madrugada e apreciar esse espetáculo celeste.

CALENDÁRIO CELESTE

DIA 6
Poeira cometária
Nessa madrugada acontece o pico dos meteoros Eta Aquarídeos, que são causados por grãos de poeira deixados pelo cometa Halley. Olhe para o Leste a partir das 2h. Quanto mais escuro o local da observação, mais meteoros você verá.

DIA 16
Perto de Marte
A lua crescente se posiciona ao lado do Planeta Vermelho e as estrelas da constelação de Gêmeos. Olhe para o Oeste no começo da noite, até as 20h.

DIA 17
Desafio no crepúsculo
Mercúrio é o planeta mais difícil de visualizar a olho nu por aparecer sempre próximo ao Sol. A cada 3 ou 4 meses, ele se afasta mais do astro-rei, podendo ser observado com um pouco mais de facilidade. Procure-o acima do horizonte Leste por volta das 18h, abaixo das estrelas de Órion.

DIA 26
“Super” de novo
Pelo segundo mês consecutivo, temos uma “Superlua”, a lua cheia que ocorre um pouco mais perto da Terra que o normal. Apesar de fazer sucesso nas redes sociais, a olho nu, ela é indistinguível de uma lua cheia comum. Nessa data, também há um eclipse lunar, mas não será visível no Brasil.

Fonte: Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here