Conhecido pelo refúgio da beleza natural do município, pela biodiversidade e pelo fácil acesso, o bairro do Espraiado vai ficar ainda melhor. Publicado no Jornal Oficial de Maricá (JOM) de quarta-feira, 07/07, o decreto de desapropriação de áreas vai proporcionar a construção do Parque Balneário Ecológico, local que tem o objetivo de unir turismo, preservação e sustentabilidade.
O parque, que terá uma área total de mais de 570 mil metros quadrados com acesso por três caminhos públicos, vai oferecer à população infraestrutura para campanhas educativas de preservação ambiental, ecologia, balneabilidade de recursos hídricos e reconhecimento de espécies intactas nativas da mata atlântica.
De acordo com o subsecretário de Cidade Sustentável, Guilherme Motta, os próximos passos serão dados após a desapropriação, que está em processo de finalização.
“Estamos finalizando. Com a área se tornando totalmente pública, iremos contratar uma empresa para melhorar a balneabilidade do local e montar a estrutura de apoio ao visitante e demais intervenções necessárias”, explicou.
A gestora das Unidades de Conservação Municipais, Marcia Freitas, explicou sobre o planejamento para o local.
“A ideia é criar um ambiente altamente sustentável, para que seja possível a construção de piscinas naturais com regras de uso público dos ambientes de conservação obedecidas. Estamos muito felizes com essa conquista, é um presente para o município e para os maricaenses”, comentou.
Fonte: Vinicius Amparo | PMM