O chamado dry scooping (colherada seca, em tradução livre) virou febre no TikTok e está preocupando os pediatras. A expressão se refere ao ato de tomar uma ou mais doses de pó de shake pré-treino sem diluir a substância.
Inúmeros vídeos da rede social mostram pessoas fazendo isso, seja pelo “desafio” (prática comum no TikTok) ou para dizer que esse método supostamente potencializa o efeito do produto. Como de costume, os tais desafios acabam atraindo muitos adolescentes e até crianças.
Esta semana, a American Academy of Pediatrics (AAP) anunciou um estudo intitulado “Dry scooping e outros métodos perigosos de consumo pré-treino: uma análise quantitativa”. A pesquisa chama a atenção para o fato de que suplementos pré-treino contém substâncias não recomendadas a crianças.
“Os médicos podem ter dificuldade de identificar novas tendências que se dizem saudáveis mas são perigosas para os jovens”, alerta Nelson Chow, autor do estudo e pesquisador da Universidade de Princeton, em um comunicado da AAP. Além disso, Chow aponta que o dry scooping facilita a ingestão de doses maiores do que as recomendadas, o engasgo e a inalação acidental do produto – o que pode ser danoso para adultos também.
A dançarina Briatney Portillo, de 21 anos, afirma que sofreu um ataque cardíaco em decorrência do dry scooping. Ela deu a notícia a seus seguidores através do TikTok, uma semana atrás.
Fonte: Revista Galileu