Home Notícias “Lua de sangue”: saiba como observar o eclipse lunar neste domingo (15)

“Lua de sangue”: saiba como observar o eclipse lunar neste domingo (15)

0
220

Brasil terá visão privilegiada do eclipse lunar total que acontece entre o fim da noite deste domingo (15) e a primeiras horas da madrugada de segunda-feira (16). O raro fenômeno é também chamado de “Lua de Sangue”, devido ao tom vermelho que a superfície lunar irá parecer ter por volta das 1h da manhã.

Nesse momento, o espetáculo estará em seu ponto máximo, quando a Lua, localizada na constelação de Libra, entrará totalmente no cone de sombra da Terra, de acordo com comunicado da empresa meteorológica Climatempo. Esse será o único eclipse total do nosso satélite possível de ser visto no Brasil até 2025.

A metade leste dos Estados Unidos e toda a América do Sul também terão a oportunidade de ver todo o acontecimento. A totalidade do eclipse será visível ainda em grande parte da África, Europa Ocidental, América Central e na maior parte da América do Norte.

O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de modo que essa última passa para a sombra terrestre. De acordo com a Nasa, quando o eclipse é total, o satélite inteiro cai na parte escura dessa sombra, também chamada de umbra. O diferencial desta madrugada é que, quando isso acontecer, teremos uma visão avermelhada.

Como observar o eclipse

O episódio astronômico terá início aqui no Brasil às 23h27min de 15 de maio, terminando às 3h50min do dia 16. Apesar da localização que privilegia os brasileiros, a visibilidade poderá ser afetada, ou até inviabilizada, em algumas áreas do país devido ao excesso de nebulosidade.

Previsão de nebulosidade no Brasil para o eclipse lunar total de 15 de maio de 2022 (Foto: Climatempo)

Segundo a Climatempo, as “condições meteorológicas estarão favoráveis a muitas nuvens e chuva” por quase todo o território nacional. Nuvens que se formam com grande disponibilidade de calor e de umidade se espalham pelo Norte e pelo Nordeste. No litoral da Bahia, uma frente fria aumenta a nebulosidade, sendo que uma frente desse tipo também avança do Sul para o Sudeste no domingo (15), diminuindo as médias de temperatura na próxima semana.

Apesar disso, algumas regiões não vão deixar de apreciar a beleza do eclipse (confira no mapa acima). Para observar, não será necessário nenhum instrumento especial: basta olhar para o céu a olho nu. O uso de binóculos ou telescópio, contudo, pode melhorar a visão e a cor vermelha.

Um ambiente escuro longe de luzes brilhantes também contribui para você conseguir enxergar melhor. Mas, no caso de haver muitas nuvens, é possível assistir ao fenômeno em uma transmissão ao vivo disponibilizada no canal do Youtube da Nasa, a partir das 0h do dia 14 para o 15 de maio.

Fonte: Revista Galileu

Imagem de capa Revista Exame

NO COMMENTS