Os russos esperavam que a aliança estivesse enfraquecida, já que sua própria existência foi questionada por Donald Trump, ex-presidente dos EUA. Porém, o conflito gerou um grande temor de países vizinhos da Rússia, que buscam ingressar na Otan, o que, de certa forma, a fortaleceu.
Ainda assim, Amaral afirma que existem dificuldades para que países como a Suécia ingressem na aliança. A Turquia vetou a entrada sueca “por razões específicas à política sueca”. A Suécia tem uma política de apoio aos curdos, um grupo étnico perseguido pela Turquia. “Há questões que podem ser resolvidas com negociações entre os países, mas são obstáculos levantados”, afirma o professor.
O grande número de deslocados também é uma das consequências da guerra. O professor lembra que essa questão se soma à crise provocada pela guerra civil na Síria, que também gerou um grande numero de refugiados para o continente europeu. “O conflito transforma esse problema em uma questão de política pública que deve ser executada pelos países da União Europeia para atender às necessidades dos refugiados.”