Home Maricá Maricá marca presença na 28ª Feira Internacional de Cooperativismo e da Economia...

Maricá marca presença na 28ª Feira Internacional de Cooperativismo e da Economia Solidária

0
192

Foto: Reprodução Diego Zeidan

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária, participou da 28ª Feira Internacional de Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), de 15 a 17 de julho, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Evento contou com debates voltados para a economia solidária com representantes do município, além de reunir expositores artesanais e hortifrutigranjeiros.

A mesa “Maricá, cidade solidária onde uma nova economia acontece” foi realizada na tarde do sábado (16). Entre os convidados estiveram o vice-prefeito, Diego Zeidan; o secretário de Economia Solidária, Adalton Mendonça; a presidente do Banco Comunitário Mumbuca, Manuela Mello; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto; a representante da incubadora Sementes de Negócios Solidários, Rosemary Gomes; e a coordenadora-geral do Pré-Encceja Paulo Freire, Carol Souza.

A comitiva foi composta por representantes de cooperativas, movimentos sociais e expositores do município que apresentaram seus produtos, como alimentos orgânicos, roupas customizadas, artesanato, entre outros.

Participação na feira em edição anterior

No ano de 2019, a Prefeitura de Maricá participou da feira internacional, apresentando o Programa Mumbuca Futuro. A partir do congresso, o município sediou o 1º Encontro Internacional de Gestores e Articuladores das Políticas Públicas de Economia Solidária, que teve como convidados representantes da Costa Rica, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da prefeitura de San Martin, na Argentina, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), entre outros articuladores.

Feira Internacional de Santa Maria

Desde 1994, a 28ª Feicoop é um espaço de articulação e comércio direto com empreendimentos da Economia Solidária, da agricultura familiar camponesa, das agroindústrias familiares, de catadores (as), de povos indígenas, de migrantes e de trabalhadores (as) do campo e da cidade.

O encontro de saberes e experiências entre estes grupos e com o público visitante acontece nos pavilhões de exposição e também em oficinas e seminários paralelos por meio de reflexões e debates sobre o momento de crise ética, econômica, política e social por que passa o Brasil.

A Feicoop é promovida pela Prefeitura Municipal de Santa Maria; Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e pelo Projeto Esperança/Cooesperança, braço da Arquidiocese de Santa Maria.

        

Fonte: Prefeitura de Maricá

NO COMMENTS