Home Notícias Pesquisadores criam embriões sem óvulos, espermatozoides e fora do útero

Pesquisadores criam embriões sem óvulos, espermatozoides e fora do útero

144
0

Cientistas do Instituto Weizmann, em Israel, conseguiram desenvolver modelos de embriões de camundongos em laboratório sem a necessidade de óvulos fertilizados, embriões e útero. Os achados foram  divulgados na revista Cell na última segunda-feira (1º).

No estudo, a equipe se propôs a cultivar o modelo de embrião sintético exclusivamente a partir de células-tronco de ratos de laboratório cultivadas por anos em uma placa de Petri. A partir daí os biólogos descobriram que essas células podem ser levadas a se multiplicar até formarem estruturas semelhantes a embriões, com um coração com capacidade para bater, cérebro, sistema neural e até trato intestinal.

“O embrião é a melhor máquina de produção de órgãos e a melhor bioimpressora 3D, tentamos imitar o que ele faz”, disse Jacob Hanna, professor do Departamento de Genética Molecular do Weizmann e líder da equipe de pesquisa, em comunicado.

Em um artigo publicado no The Conversation, Megan Munsie, professora de Tecnologias Emergentes (Células-Tronco) da Universidade de Melbourne, na Austrália, destaca que essa conquista é um modelo muito sofisticado que replica o que acontece durante o desenvolvimento inicial do embrião de camundongo, no estágio logo após a implantação.

“Em humanos, muitas gestações são perdidas nessa fase, e não sabemos realmente por quê. Ter modelos fornece uma maneira de entender melhor o que pode dar errado e, possivelmente, ideias sobre o que podemos fazer a respeito”, explica Munsie.

Multiplicando células-tronco

Partindo do conhecimento de que células adultas podem ser “reprogramadas” para desenvolver qualquer tipo de tecido, a equipe decidiu ir além e fazer essas unidades estruturais se transformarem em células específicas do corpo para produzir órgãos inteiros.

Fonte: Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here