Home Notícias “Gripe do tomate”: o que se sabe sobre a nova doença viral...

“Gripe do tomate”: o que se sabe sobre a nova doença viral na Índia

129
0

Além da Covid-19 e da varíola dos macacos, a Índia agora está em busca de descobrir como manejar uma nova doença detectada nos estados de Kerala e Odisha. A chamada “gripe do tomate”, ou febre do tomate, já tem ao menos 82 casos registrados, de acordo com um artigo publicado no periódico The Lancet Respiratory Medicine em 17 de agosto.

A gripe foi identificada pela primeira vez no distrito de Kollam, em Kerala, em 6 de maio de 2022. O artigo revela que a doença apresenta sintomas semelhantes aos da Covid-19, mas o vírus não está relacionado ao Sars-Cov-2. Acredita-se que a gripe do tomate pode ser um efeito posterior de infecções por chikungunya ou dengue.

O nome da enfermidade se refere às erupções cutâneas que aparecem no corpo, e que podem chegar ao tamanho de um tomate. A doença tem atingido principalmente crianças de 1 a 5 anos de idade e adultos imunocomprometidos, e pode ter relação com a doença mão-pé-boca.

“Nos últimos dias começaram a surgir algumas publicações de Kerala sobre uma nova doença endêmica com o nome de febre do tomate. A comunidade está apenas se recuperando da Covid, portanto, está muito sensível a novas endemias”, disse Dhiren Gupta, médico do hospital Sir Gangaram, ao jornal indiano Hindustan Times. “Além disso, esse tipo de notícia cria pânico. É importante verificar os fatos sobre esta doença”.

Sintomas e diagnóstico

Os principais sintomas observados são semelhantes aos da chikungunya, que incluem febre alta, erupções cutâneas e dor intensa nas articulações. Outras manifestações incluem inchaço nas articulações, náusea, diarreia, desidratação, dores nas articulações e febre alta. Em alguns casos, os pacientes apresentam as tais erupções cutâneas.

Por enquanto, não há um teste específico que confirme a contaminação da gripe do tomate, mas quem apresentar os sintomas listados deve passar por exames moleculares e sorológicos para diagnóstico de dengue, chikungunya, zika, varicela-zoster e herpes. Uma vez que essas infecções virais são descartadas, a gripe do tomate pode ser confirmada.

Tratamento

Não há tratamento para a gripe do tomate. Os pacientes são aconselhados a se isolar, descansar, ingerir bastante líquidos e utilizar uma esponja de água quente em cima das erupções cutâneas para o alívio das irritações.

Lavar as mãos e medidas básicas de higiene ajudam a evitá-la. Apenas o tratamento de suporte é necessário. As complicações são extremamente raras e não há necessidade de se preocupar”, assegurou o médico Rajeev Jayadevan ao Hindustan Times.

Fonte: Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here