Home Maricá Biofábrica de Maricá recebe visita de secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará

Biofábrica de Maricá recebe visita de secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará

158
0

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho, visitou nesta quinta-feira (12/01) as instalações da Biofábrica, que faz parte do Complexo de Laboratórios de Pesquisa e Inteligência Ambiental de Maricá, por meio do consórcio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Fluminense (UFF), nesta semana. Localizada em São José do Imbassaí, a proposta da Biofábrica é produzir bioinsumos (microrganismos vivos) capazes de proporcionar as bases sustentáveis de inovação em saneamento alternativo, aquicultura e agroecologia, que são utilizados na revitalização das águas de Maricá.

“Nosso papel é executar projetos de fomento ao desenvolvimento do município e, se outras gestões querem reproduzir o que fazemos aqui, é sinal de que o trabalho está sendo efetivo”, pontua o presidente da Codemar, Hamilton Lacerda. Com as ações colocadas em prática, em um ano, pesquisadores da UFF observaram aumento de 200% das espécies da fauna e flora da Lagoa de Araçatiba, conectada aos rios Mumbuca e Ludgero, os canais Buris e Itapeba e os cursos d’água margeados pelas orlas do Marine e do Zé Garoto.

“Estamos visitando Maricá para conhecer algumas experiências de soluções importantes no que diz respeito a boa conexão do conhecimento científico e da solução tecnológica. Com essa experiência, podemos estabelecer parcerias para levar essas soluções para o estado do Ceará. Nossa perspectiva é construir um desenvolvimento sustentável que tenha sustentabilidade econômica, social e ambiental – uma marca do estado do Ceará e um compromisso do governador Elmano de Freitas”, ressaltou o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico do Ceará, Salmito Filho.

O coordenador geral do Programa Lagoa Viva e professor do Instituto de Geociências da UFF, Estefan Monteiro, explica que o Centro de Pesquisas em Saneamento e Estudos Oceanográficos surgiu a partir de uma série de projetos na área ambiental de gestão de saneamento desenvolvidos pelos departamentos de Geologia e Geofísica da UFF. “A partir dos métodos elaborados, nós pesquisadores entendemos a necessidade de aplicá-los além dos muros da instituição. Nos empenhamos muito em fazer do trabalho em Maricá um modelo para o Brasil e o mundo”, celebra Monteiro.

Além do coordenador geral, a equipe do projeto multidisciplinar é formada por Marcelo Pompermayer, coordenador adjunto da Aequor, da UFF; Leonardo Lima, diretor de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação (PDI) da Biotec Maricá; Jessica Delgado, coordenadora Águas Subterrâneas; Fabiana Cunha, coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento Técnico e Científico (PATeC); e Khauê Vieira, engenheiro de aquicultura, doutor em Programa de dinâmicas do oceano e da terra pela UFF e coordenador do laboratório de microplásticos.

Fonte: Prefeitura de Maricá

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here