Home Educação O desafio dos 21 dias que vai te ajudar a aprender inglês

O desafio dos 21 dias que vai te ajudar a aprender inglês

180
0

Janeiro é o mês universal das novas resoluções. Assim como Dezembro é o momento de olharmos para o ano que passou e fazermos ajustes de rota para o seguinte, Janeiro é quando, em tese, começamos a colocar as coisas em ação.

Mas como estamos no Brasil, e por aqui muita gente só inicia o ano de fato após o carnaval (será que eu estou nesse grupo?), ainda estamos em tempo de planejar os objetivos para os próximos meses, mesmo que já estejamos nos despedindo do primeiro mês do ano. Agora só faltam 11, diria o velho lobo Zagallo.

E já que estamos nesse período mágico de mudanças, hoje eu não quero te dar dicas de inglês especificamente, mas te propor um desafio para que você comece o ano incorporando um novo hábito à sua rotina. E se esse hábito for o estudo do inglês, tanto melhor.

Só que para evoluirmos, seja durante 30 dias, seja durante 1 ano inteiro, precisamos de consistência e regularidade. O difícil não é estudar, o difícil não é fazer a tarefa, o difícil é se comprometer a parar o seu dia por alguns minutos para fazer isso, todos os dias.

“Mas quantos minutos por dia eu preciso estudar?”, você pode estar se (ou me) perguntando. A resposta é simples: não sei. Sua carga de estudos ideal depende de diversos fatores e eu não posso me atrever a defini-la sem conhecer o seu cenário, a sua realidade e as suas necessidades.

Mas eu posso – e vou – te dizer que você pode começar com 5 minutos por dia. E eu também vou pedir licença para afirmar que eu tenho certeza que você tem 5 minutos por dia disponíveis. E você sabe que tem!

Um grande erro ao montar um cronograma de estudos é se propor um tempo de dedicação diária irreal. Muitos alunos novos me dizem que vão se organizar para estudar 1 hora por dia. Não vão, e na mesma hora eu peço para que esqueçam isso.

Eu não quero que meus alunos estudem 1 hora por dia porque isso é insustentável para a grande maioria, senão a totalidade deles. Trabalho, família, saúde, descanso adequado… a maioria não tem 1 hora por dia para dedicar ao inglês, e tudo bem.

Por isso eu quero que meus alunos estudem poucos minutos, mas de forma consistente e regular. Todos os dias por 5, 10 ou 15 minutos. Até que o estudo se torne um hábito automático e, com o tempo, cada um vá ajustando o tempo de estudos de acordo com sua agenda do dia.

Só que para chegar nesse ponto ideal do hábito automatizado, a gente precisa começar de forma leve e regular. E é aqui que eu quero propor o Desafio dos 5 aos 15.

Você talvez já tenha ouvido falar que precisamos de 21 dias para que algo novo se torne um hábito. Essa teoria se popularizou depois de ser bem explorada por Charles Duhhig no livro “O Poder do Hábito”.

Particularmente, acho difícil definirmos um tempo ideal para que algo se torne um hábito, mas ideal ou não, 21 dias é um ótimo ponto de partida e é aqui que vamos iniciar.

DESAFIO – DOS 5 AOS 15 EM 21 DIAS

O objetivo é simples: incluir um novo hábito em sua rotina por 21 dias seguidos (sem exceção), começando com apenas 5 minutos diários de prática.

PLANO
Semana 1 – 5 minutos diários de prática
Semana 2 – 10 minutos diários de prática
Semana 3 – 15 minutos diários de prática
Semana 4 em diante – mínimo de 15 minutos diários de prática

Simples, não? Só que não é fácil. E já que o desafio não vai ser fácil, eu quero te dar algumas dicas importantíssimas que vão te ajudar a minimizar as chances de você querer quebrar a sequência de 21 dias.

Fonte: Exame

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here