A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicação, realizou nesta sexta-feira (31/03), na Escola Municipal João da Silva Bezerra, na Divinéia, a exposição “Mulheres na Ciência”, que conta a história de 15 cientistas, de diferentes épocas e nacionalidades, que fizeram a diferença em diversas áreas do conhecimento. A mostra faz parte da comemoração do mês da mulher e já foi apresentada na Universidade de Vassouras, no Flamengo, no Banco Mumbuca, no Parque Eldorado e no Instituto Federal Fluminense, em Ubatiba.
As cientistas são Hipátia de Alexandria, Maria Beasley, Florence Sabin, Grace Hopper, Florence Parpart, Nádia Ayad, Sônia Guimarães, Valentina Tereshkova, Mary Jackson, Hedy Lamarr, Marie Curie, Rosalind Franklin, Vivian Miranda, Thelma Krug, além de Jaqueline Goes de Jesus, cientista brasileira que integrou a equipe que mapeou os primeiros genomas do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil em apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso no país.
“Essa exposição tem como objetivo principal difundir a ciência e o pensamento crítico das crianças, apresentando o protagonismo das mulheres na sociedade. Acredito que, abordando esse tema no processo de formação dos alunos, nós conseguimos incentivar meninas a se interessarem pela carreira científica”, comentou o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicação, Victor Andrade.
Além das fotos, os painéis disponibilizam mais informações sobre cada cientista. A exposição tem o objetivo de demonstrar que é possível vencer barreiras e inspirar meninas na carreira científica.