Diferentemente do que se convencionou a dizer sobre os lançamentos do Marvel Studios, não é preciso assistir novamente a nenhum filme ou série para se preparar para Invasão Secreta. Na realidade, a nova produção da Casa das Ideias é tão objetiva e clara na sua forma que, no máximo, é recomendável lembrar alguns pontos marcantes da breve jornada dos Skrulls no MCU até aqui; confira quais são eles a seguir:
A GUERRA KREE VS. SKRULL
Quando Carol Danvers (Brie Larson) é introduzida ao universo cinematográfico, não há muita nuance no conflito entre Krees e Skrulls. Segundo o que aprendeu com seu mentor, Yon-Rogg (Jude Law), os metamorfos são terroristas e é papel dos Kree proteger a galáxia contra suas investidas. No entanto, conforme Capitã Marvel passa mais tempo na Terra, e recupera suas memórias, fica posto que se existe um vilão nessa história são os alienígenas que por tanto tempo ela considerou seus irmãos. Em outras palavras, os Skrulls se revelaram, na verdade, vítimas, já que, desde que tentaram resistir ao domínio Kree, eles passaram a vagar pelo espaço, em busca de um lar.
Essa reviravolta, também maniqueísta de alguma forma, será ainda mais explorada em Invasão Secreta. Afinal, o objetivo do vilão Gravik (Kingsley Ben-Adir) é fazer da Terra o novo planeta dos Skrulls. Passados 30 anos, seu povo segue como refugiado e, para piorar, ele perdeu a confiança nas suas duas referências humanas após o Blip, isto é, Nick Fury (Samuel L. Jackson) e Danvers — o primeiro voltou das cinzas mudado, enquanto a segunda sumiu.
ALIANÇA DURADOURA ENTRE FURY E TALOS
Contrariando as expectativas, Nick Fury e o general Skrull Talos (Ben Mendelsohn) se tornaram mais do que aliados ocasionais em Capitã Marvel. Na realidade, o que fica estabelecido graças à cena pós-créditos de Homem-Aranha: Longe de Casa é que os dois mantiveram contato nas décadas seguintes. Afinal, Talos foi enviado por Fury para dar a Peter Parker (Tom Holland) os memoráveis óculos de Tony Stark (Robert Downey Jr). O que está para ser visto ainda é a natureza dessa relação: eles são amigos ou Fury fez do Skrull seu garoto de recados? E, mais importante, Talos vai manter sua lealdade com os humanos até o final de Invasão Secreta?
NICK FURY VAI AO ESPAÇO…
A razão para que Talos tenha ido atrás do Homem-Aranha no lugar do seu aliado terráqueo é uma só: Nick Fury se refugiou no espaço após a revanche contra Thanos (Josh Brolin). Como as prévias da série já revelaram, o antigo diretor da S.H.I.E.L.D. resistia a voltar para a Terra. Quer dizer, até na cena pós-créditos de Longe de Casa, Talos faz um apelo para que ele volte, sem sucesso. “Todo mundo ficava me perguntando onde estão os Vingadores, e não sei o que dizer”, disse o alienígena, antes de ser ignorado por Fury.
A razão para esse sumiço, se por uma crise de fé ou se de fato ele está coordenando esforços fora do planeta, Invasão Secreta deve esclarecer. Por enquanto, basta lembrar que ele esteve ausente.
…E A MONICA RAMBEAU TAMBÉM!?
Curiosamente, uma figura ausente nas prévias de Invasão Secreta, mas que trombou com os Skrulls recentemente no MCU foi Monica Rambeau (Teyonah Parris). Ao final de WandaVision— isto é, depois de adquirir os poderes que vão lhe render o codinome Fóton, em As Marvels —, a então agente da E.S.P.A.D.A. recebeu a visita de uma Skrull, enviada por um amigo (ou amiga) da sua mãe, Maria Rambeau (Lashana Lynch). Sua missão era ajudá-la a recuperar sua permissão de voar. E, para isso, era preciso ir para o espaço.
A identidade de tal amigo foi revelada no primeiro trailer do longa, que começa com Monica e Fury trabalhando juntos na estação espacial S.A.B.R.E. Se isso acontece antes ou depois de Invasão Secreta, não está claro — o que deixa em aberto o envolvimento da personagem na série.
COMPARSAS “BUROCRATAS”
Além de Fury e Talos, há outros três rostos conhecidos dos fãs do MCU nesta série: Maria Hill (Cobie Smulders), Agente Ross (Martin Freeman) e James Rhodes (Don Cheadle). Todos eles já se provaram figuras importantes na defesa da humanidade, seja representando instituições, como a S.H.I.E.L.D. e a CIA, seja realmente quebrando as regras. A invasão dos Skrulls, no entanto, é delicada, porque mexe diretamente com a geopolítica. Em outras palavras, eles invariavelmente terão que escolher, mais uma vez, entre o dever institucional na sua forma mais imediata e acreditar na palavra de quem ao menos parece ser seu antigo comparsa. Será que todos ficarão ao lado de Fury?