A Coreia do Sul passou perto de igualar os EUA em termos de sucesso televisivo global em 2022, segundo um levantamento da firma de consultoria Ampere Analysis [repercutido pela Variety].
Segundo a pesquisa, das 100 séries estreantes (ou seja, que lançaram primeiras temporadas) mais populares de 2022, 32 foram produzidas nos EUA, e 30 foram produzidas na Coreia.
A pesquisa levou em conta principalmente o volume de pesquisas gerado por casa série em mecanismos de busca como o Google ao redor do mundo. O terceiro país que mais apareceu na lista foi o Japão, com nove títulos.
A Ampere Analysis ainda divulgou que uma boa parte do volume de buscas gerado por produções asiáticas é concentrado no público adolescente ou jovem-adulto (ou seja, na faixa dos 20 anos).
Alice Thorpe, chefe da empresa de consultoria, elogiou os resultados do conteúdo sul-coreano no mercado global: “Os EUA estrearam 360 séries de TV no ano passado, enquanto a Coreia do Sul estreou 140. Tendo em vista essa proporção, fica claro que o país asiático está performando além das expectativas.”
2022 foi um ano marcante para a expansão global da indústria televisiva sul-coreana, especialmente com o sucesso de títulos como Round 6 e Uma Advogada Extraordinária, entre outros.