Quando a produção do revival de Cidade de Deus, do HBO Max, começou, muitos fãs ficaram surpresos com o fato das filmagens acontecerem em São Paulo. Durante a visita ao set da série, na Zona Sul da capital paulista, o diretor Aly Muritiba explicou o motivo ao Omelete:
“Boa parte da decisão [de gravar em São Paulo] se deu por questões de produção. A produtora [O2 Filmes] é daqui”, disse, no intervalo entre uma cena e outra.
“[Além disso,] a Cidade de Deus é uma comunidade horizontalizada, não é morro”, continuou. “A gente precisava achar uma comunidade assim para filmar no Rio. Mas, quando começamos a procurar, estava acontecendo uma — ainda está acontecendo — uma disputa territorial entre as milícias e o grupo criminoso da Cidade de Deus, e isso deixava tudo muito inseguro”, lamentou, antes de revelar que era um desejo muito grande filmar tudo na comunidade. Ainda assim, Muritiba garante que em “um momento da série vamos para o Rio”.
O produtor-executivo Wellington Pingo reafirmou os comentários do diretor e contou que, em São Paulo, a série é filmada em quatro comunidades diferentes. “Em cada comunidade, temos dezenas de outras locações, como casas, bares, etc. Mas chegamos ao final [das filmagens da primeira temporada] com mais de cem locações diferentes. Mas a série não se passa apenas na comunidade. A gente filma em outras locações e ainda temos muitas filmagens para fazer no Rio”, explicou.
A série, assim como o filme, é uma adaptação da obra literária de Paulo Lins e a ideia do novo projeto é criar uma produção pós-filme, mostrando onde os personagens estariam anos depois dos acontecimentos de 2002. O desenvolvimento da série está aos cuidados de Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e a equipe da O2 Filmes.
O time de roteiristas é comandado por Sérgio Machado e inclui Armando Praça, Renata Di Carmo, Estevão Ribeiro e Rodrigo Felha. Na direção, o comando fica nas mãos de Aly Muritiba.
Com reconhecimento internacional, Cidade de Deus teve 4 indicações ao Oscar em 2004, entre eles Melhor Diretor, Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia. O longa também saiu vencedor do BAFTA Awards de melhor edição e Writers Guild of America pelo roteiro.
A série de Cidade de Deus deve estrear em 2024.
Fonte: Omelete