A Prefeitura entregou na quinta-feira (14/11) 814 certificados aos alunos do segundo ciclo de 2024 do Qualifica Maricá, programa de capacitação profissional com oferta de 16 cursos gratuitos à população da cidade. Ao todo, são 8.314 moradores formados desde o início do programa em 2022. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria de Trabalho.
Na cerimônia realizada no Campos de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, Cláudio Gimenez, presidente do ICTIM, agradeceu a equipe técnica e aos professores e garantiu a continuidade do Qualifica Maricá com oferta de novos cursos.
“O Qualifica é uma realidade no município. Vamos criar novos cursos para ampliar a entrada dos moradores no mercado de trabalho. A qualidade de vida e a expectativa profissional está vinculada à educação. Então continuem estudando porque é desta forma que irão ocupar postos de trabalho mais qualificados e com melhor remuneração”, afirmou Gimenez.
Alessandro Coutinho, secretário de Trabalho, ressaltou que o programa é uma oportunidade de qualificação e inclusão social.
“Tivemos turmas com Pessoas com Deficiência e idosos. Então vai muito além da qualificação e da busca por uma vaga de emprego. O Qualifica Maricá também dá dignidade às pessoas que saem daqui com um diploma”, disse o secretário de Trabalho.
O vereador Marcus Bambam, representando a Câmara Municipal; a coordenadora pedagógica do Instituto Brasil Social (IBS), responsável pela gestão dos cursos, Jaqueline Muniz; e a instrutora Adriana Gomes, representando os demais profissionais, também participaram da cerimônia.
Moradores falam sobre o programa
Morador de Itaipuaçu, Carlos Augusto Couto Fernandes, de 55 anos, fez o curso de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial para aproveitar as oportunidades na área. “Agora que me formei estou conseguindo serviços de refrigeração. No curso aprendi sobre refrigeração, climatização, ar condicionado e câmara fria”, destacou Carlos.
Eliane Carvalho, de 44 anos, moradora da Mumbuca, trabalha com vendas e agora se formou em Recursos Humanos pelo Qualifica Maricá. “Gostei muito de estudar sobre RH, quero me aperfeiçoar com uma faculdade na área para no futuro buscar uma vaga no mercado de trabalho”, contou Eliane.
Alex Dantas, de 34 anos, se formou como Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança. “É uma área muito interessante, onde aprendemos sobre sistemas de segurança com a parte de alarmes, cerca elétrica e câmera. O curso teve bastante atividade prática e acredito que isso será essencial para conseguir serviços no setor”, elogiou o morador do Centro.
Qualifica Maricá
O Qualifica Maricá é realizado nos polos Ponta Negra, Itaipuaçu, Inoã, Condado e Centro. São 16 cursos profissionalizantes nas seguintes áreas: Assistente de Administração, Assistente de Logística, Assistente de Recursos Humanos, Camareira em Meios de Hospedagem, Design Gráfico, Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Informática Básica – Operador de Computador, Instalador em Drywall – Formação Inicial em Gesseiro, Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança, Instalador Hidráulico Residencial, Mecânico de Motocicletas (Curso Básico), Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, Pedreiro de Alvenaria e Projetista de Móveis.