O valor dado aos amigos varia de acordo com a cultura de cada um, indica um artigo postado na segunda-feira (18) no Frontiers of Psychology. A publicação é fruto de um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Columbia e da Universidade Estadual de Michigan, ambas nos Estados Unidos, cujo intuito foi avaliar os benefícios à saúde e culturais dos relacionamentos humanos.
Para a pesquisa, os especialistas analisaram dados sobre amizade, saúde, felicidade e variáveis econômicas e culturais de 323 mil pessoas de 99 países. A análise, segundo os estudiosos, é a maior de seu tipo já realizada, pois considerou um grande número de culturas diferentes.
Os pesquisadores descobriram que, em todo o mundo, aqueles que investem em amizades desfrutam de melhor saúde física e psicológica. Por isso, por exemplo, mesmo valorizando-as menos que os jovens, os adultos mais velhos podem se beneficiar mais dessas relações.
“Descobrimos que dar valor à amizade é bom para a saúde e o bem-estar das pessoas, independentemente de onde vivem”, afirmou William Chopik, coautor do estudo, em declaração. “No entanto, ver as amizades como uma parte importante da vida é mais importante em algumas culturas do que em outras.”
A análise também revelou que mulheres, pessoas com níveis mais altos de educação e pessoas de países com baixa desigualdade e alta indulgência mostraram dar maior importância às amizades. “Os amigos costumam ser uma fonte de diversão e prazer e, entre as pessoas que dão importância aos amigos, podem render mais benefícios em países com menos indulgência”, escreveram os cientistas no artigo.
Além disso, os estudiosos destacaram que os benefícios das amizades ficam principalmente evidentes em culturas mais individualistas, desiguais ou restritivas. “Pessoas que vêm de ambientes mais privilegiados têm muitos recursos que contribuem para sua saúde e felicidade, mas parece que, para aqueles que não têm esses recursos, as amizades podem servir como um fator particularmente importante em suas vidas”, falou Chopik.
Fonte: Galileu