Home Notícias Céu do mês: março tem chegada do outono e conjunção de Júpiter...

Céu do mês: março tem chegada do outono e conjunção de Júpiter e Mercúrio

396
0

O verão no hemisfério Sul termina em 20 de março. Os dias ficam cada vez mais curtos à medida que o Sol caminha lentamente para o Norte. No céu noturno, começamos a perceber que as constelações típicas do verão ficam cada vez menos visíveis. Touro, Orion e Cão Maior brilham só até a meia-noite. A madrugada é dominada pela gigante vermelha Arcturus, ao Norte, e Spica, a alfa da Virgem, no alto do céu. No Sul, o Cruzeiro do Sul já fica plenamente visível durante toda a noite.

DIA 5
Encontro de Extremos

Júpiter e Mercúrio ficam lado a lado numa curiosa conjunção entre o gigante gasoso e o menor planeta do Sistema Solar. Olhe para o leste a partir das 4h.

DIA 9
Triângulo Celeste

A Lua minguante forma um triângulo com os planetas Júpiter e Saturno durante a madrugada, com a constelação de Capricórnio ao fundo. Olhe para o leste a partir das 4h.

DIA 19
Tesouros em Touro

No começo da noite, a Lua crescente aparece ao lado de Marte e da gigante vermelha Aldebaran. Um pouco mais abaixo é possível ver o aglomerado das Plêiades. Olhe para o noroeste antes das 21h30.

DIA 20
Sol ao Norte

Às 6h37, o Sol termina sua temporada de seis meses no Hemisfério Sul Celeste. É o equinócio de março, que marca o início do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte.

Fonte: Gustavo Rojas (@gurojas) é físico da Universidade Federal de São Carlos. Esta coluna foi certificada com o selo de qualidade da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). | Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here