A queda de cabelo e o ressecamento dos fios são problemas bem comuns no inverno. Por isso, a dica é investir nos óleos essenciais. Sim, a aromaterapia pode ajudar bastante a deixar as cabelos mais saudáveis, fortes e cheias de brilho.
ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM ESTIMULA O CRESCIMENTO DOS CABELOS
O óleo essencial de alecrim é rico em propriedades emocionais e muito indicado para quem quer mais foco no dia a dia. Além disso, ele também diminui o cansaço mental e melhora a memória. Porém, segundo André Ferraz, o óleo de alecrim é um aliado para os fios.
Entre os benefícios, ele evita o aparecimento da caspa, diminui a queda de cabelo e ainda estimula o crescimento. “Teve uma paciente minha que precisou parar o tratamento no meio porque tinha crescido além da conta”, revela o especialista. Como possui cânfora na composição, não é recomendado para quem tem hipertensão.
O ÓLEO ESSENCIAL YLANG YLANG PREVINE A QUEDA DE CABELO
Com propriedades afrodisíacas, o óleo extraído da árvore ylang ylang, nativa das ilhas do oceano Pacífico, auxilia muito no tratamento dos cabelos, principalmente no inverno. Ele dá mais brilho aos fios, fortalece e previne a queda de cabelo.
A vantagem é que esse óleo essencial também é indicado para todos os tipos de fios. “Se você vai usar os óleos nos cuidados com cabelo, ou então indicá-los para algum tratamento, o Ylang-Ylang muito provavelmente vai ser parte da sua sinergia”, conta André.
O ÓLEO DE LAVANDA FRANCESA CUIDA DOS FIOS E DO COURO CABELUDO
A lavanda é queridinha quando se fala de óleos essenciais. Além de tratar questões como ansiedade e insônia, o óleo essencial de lavanda também auxilia em tratamentos dermatológicos, como alergias e dermatites, o que ajuda a deixar o couro cabeludo mais saudável e, de quebra, mantém os fios brilhosos e fortes.
“Devido às suas propriedades antioxidantes, ele é um rejuvenescedor”, explica André Ferraz
COMO USAR OS ÓLEOS ESSENCIAIS NO CABELO CORRETAMENTE
Para usar os óleos essenciais nos fios, é preciso ter atenção. “Os óleos devem ser diluídos em óleos vegetais carreadores, extra-virgem, de boa qualidade, como óleo vegetal de linhaça ou amêndoas, por exemplo, que também possuem propriedades para tratamento dos fios e couro cabeludo”, explica o profissional.
Outra alternativa é diluir o óleo essencial no shampoo e no condicionador, na concentração máxima de 5% do volume do produto. “Lembrando que 1ml de óleo essencial equivale a aproximadamente 25 gotas”, ressalta.
Fonte: Purepeople