Home Comportamento Sexo pode funcionar como descongestionante nasal, segundo este estudo

Sexo pode funcionar como descongestionante nasal, segundo este estudo

146
0

As notícias médicas estão cheias de histórias sobre novos tratamentos promissores para condições desafiadoras ou sobre benefícios adicionais à saúde de comportamentos e hábitos de rotina. Quem não quer se sentir bem tomando café ou comendo chocolate?

Nesse sentido, um estudo realizado por pesquisadores alemães e britânicos publicado no início deste ano — que acaba de ganhar o prêmio Ig Nobel de medicina — sugere que o sexo orgástico pode limpar a congestão nasal, assim como um descongestionante nasal.

O Ig Nobel é concedido para “homenagear conquistas que primeiro fazem as pessoas rir, e depois as fazem pensar”, com uma cerimônia na Universidade Harvard e ganhadores do Nobel entre os distribuidores de prêmios.

O vencedor de 2021 merece uma avaliação crítica antes de decidir se prescreve o orgasmo para parceiros consentidos com nariz entupido.

Um estudo pequeno, mas bem formado

Quando avaliamos criticamente uma pesquisa, é importante olhar primeiro para a “validade interna”. Os resultados podem ter sido causados ​​por outros fatores, como viés devido a falhas no design ou como o estudo foi conduzido? O próximo passo é perguntar se os resultados têm “validade externa” ou podem ser generalizados para a população em geral.

Além disso, como a maioria dos trabalhos não usam o desenho de estudo “padrão ouro” de ensaios clínicos randomizados e duplo-cegos, precisamos considerar outros fatores para estabelecer causa e efeito. Isso inclui consistência com outras evidências e plausibilidade biológica — ou se as descobertas estão de acordo com os entendimentos estabelecidos de nossos corpos.

O estudo da Alemanha e do Reino Unido claramente não era um estudo duplo-cego (os casais sabiam que estavam fazendo sexo) e era pequeno (18 casais heterossexuais), mas cada sujeito era seu próprio sujeito “controle”. Isso significa que cada pessoa teve a intervenção — relação sexual com orgasmo — em comparação com um spray descongestionante nasal aplicado no dia seguinte.

O fluxo nasal foi medido em cinco momentos: antes do sexo, após o orgasmo e até três horas depois. Os indivíduos foram testados com um questionário para determinar quais deles tinham bloqueios nasais pré-existentes no último mês. A função nasal foi avaliada subjetivamente pelo participante e objetivamente com um aparelho portátil de medição do fluxo de ar.

Sendo assim, esse estudo foi bem desenhado e conduzido. Isto é, exceto por uma pequena falha: alguns participantes não conseguiram se concentrar no dispositivo antes e imediatamente após a relação sexual, provocando algumas falhas de dados.

Indo no embalo

O estudo encontrou uma melhora significativa no fluxo nasal imediatamente após o orgasmo e foi de tamanho semelhante ao benefício do spray descongestionante usado no dia seguinte.

Cientistas avaliaram sintomas de Covid-19 a partir de um grupo de 3.762 participantes de 56 países (Foto:  Brittany Colette/Unsplash)
Estudo encontrou melhora significativa no fluxo nasal imediatamente após o orgasmo (Foto: Brittany Colette/Unsplash)

No entanto, o benefício da atividade sexual foi de curta duração e o fluxo nasal voltou ao nível anterior em algumas horas. Sem surpresa, a melhora do fluxo nasal foi observada apenas em pessoas com congestão nasal pré-existente.

Espere, há uma conexão entre orgasmo e nariz?

O artigo da pesquisa observa que a teoria da “neurose nasal reflexa” foi apresentada pelo otorrinolaringologista alemão Wilhelm Fliess, um amigo próximo de Sigmund Freud, em 1897. Ambos acreditavam que as neuroses eram causadas principalmente por problemas sexuais.

Fliess teorizou que havia “manchas genitais” específicas no nariz que influenciavam a função genital. No entanto, sua teoria falhou no escrutínio científico e caiu na obscuridade.

No entanto, sabe-se que o exercício físico causa uma melhora do fluxo nasal e esse benefício persiste por até 30 minutos após a atividade.

Mensagem para casa

Existem algumas limitações na pesquisa, como o pequeno tamanho da amostra de casais voluntários e o tempo de medição do fluxo de ar nasal. Mas, no geral, o estudo apresenta algumas evidências convincentes de que o orgasmo melhora a obstrução nasal, pelo menos por uma hora ou mais. E, como observam os pesquisadores: “Não acho que outros métodos para aliviar o congestionamento sejam tão divertidos quanto a atividade sexual”.

Os vencedores do Ig Nobel sugerem mais pesquisas para saber se a masturbação tem benefícios semelhantes ou se o orgasmo múltiplo pode proporcionar um alívio mais longo da congestão nasal.

Portanto, aqueles com congestão nasal não devem jogar fora seus sprays descongestionantes ainda. No entanto, todos nós podemos nos deleitar com o brilho caloroso de saber que podemos agregar outro benefício à saúde causado pela relação sexual e o orgasmo.

*Professor sênior de Clínica Geral na Universidade de Queensland (Austrália). Este artigo foi originalmente publicado em inglês no site The Conversation.

Fonte: Revista Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here