Home Comportamento As respostas para as 10 perguntas mais buscadas no Google em 2021

As respostas para as 10 perguntas mais buscadas no Google em 2021

232
0

Se em meio à pandemia de Covid-19 você digitou termos como “comorbidade” e “imunossuprimidos” no buscador do Google, saiba que não está sozinho. Essas duas palavras do jargão médico estão entre as 10 perguntas que mais despertaram o interesse dos brasileiros em 2021, segundo levantamento divulgado pela empresa nesta quinta-feira (9).

A lista abrange 18 categorias, que vão desde acontecimentos às personalidades cujas buscas mais cresceram ao longo do ano. A seguir, a GALILEU dá as respostas para o top 10 da sessão “O que é?”:

1. O que é cringe?

Tomar café da manhã, usar os termos “litrão” ou “boleto”, rir com emoji ou “rs”, não superar o amor por Harry Potter…São muitos os hábitos dos millennials – pessoas nascidas entre o fim dos anos 1980 e o fim dos anos 1990 – que, para a geração Z (nascidos entre o fim dos anos 1990 e o ano 2010), podem ser resumidos em uma única palavra: “cringe”.

O termo é uma gíria adaptada do inglês utilizada pelos mais jovens para se referir a uma pessoa ou comportamento visto como brega, ultrapassado, cafona. Segundo o Google, a pergunta “o que é cringe?” atingiu o pico de buscas na semana do dia 20 a 26 de junho, quando era comum encontrar postagens e vídeos de humor nas redes sociais sobre o assunto – que causou até embate virtual entre as gerações.

2. O que é basculho?

Na noite de 15 de fevereiro, uma discussão entre Gil do Vigor e Pocah, participantes do BBB21, extrapolou a casa do reality show e chegou ao buscador do Google: a palavra “basculho”, utilizada pelo pernambucano na ocasião, atingiu o pico de buscas entre os dias 14 e 20 do mês.

“Não vim do lixo pra perder pra basculho, meu amor”, gritou Gil em um momento da briga. Questionado por Pocah sobre o significado do termo, ele respondeu: “Não importa, não vou baixar minha cabeça pra ninguém”. Foi uma forma de demonstrar desprezo pela colega de jogo: no Recife, terra natal de Gil, a gíria se refere ao “resto de algo, algo que é jogado fora”.

3. O que aconteceu com o WhatsApp?

Não bastasse ser uma segunda-feira, a tarde do dia 4 de outubro trouxe mais um infortúnio para os usuários dos aplicativos Whatsapp, Facebook e Instagram – e não só no Brasil. Os aplicativos sofreram uma queda em diversas partes do mundo e ficaram fora do ar por pelo menos seis horas.

Não por acaso, a pergunta “o que aconteceu com o Whatsapp?” teve um pico no buscador do Google ao longo da semana. De acordo com o Facebook, a falha ocorreu em meio a uma mudança numa estrutura que coordena o tráfego entre seus centros de dados, levando a um efeito cascata que interrompeu a comunicação em todos os outros centros.

4. O que é politraumatismo?

Foi essa a causa mortis da ícone da música sertaneja Marília Mendonça, falecida em um trágico acidente de avião que comoveu o país no dia 5 de novembro deste ano. A condição – cuja busca esteve em alta no Google entre os dias 7 e 13 de novembro – também foi responsável pelo óbito dos outros quatro passageiros da aeronave, como comprovou a Polícia Civil de Minas Gerais em 26 de novembro.

Marília Mendonça morreu de politraumatismo, assim como todas as vítimas que estavam a bordo do acidente de avião (Foto: @mariliamendoncacantora/Instagram/Reprodução)
Marília Mendonça morreu de politraumatismo, assim como todas as vítimas que estavam a bordo do acidente de avião (Foto: @mariliamendoncacantora/Instagram/Reprodução)

Enquanto um traumatismo se refere a uma lesão no corpo causada por uma força externa de natureza física (choque), o manual da Abcmed explica que um politraumatismo corresponde a “múltiplas lesões traumáticas de diversas naturezas, as quais podem comprometer diversos órgãos e sistemas”. A maioria dos casos de politraumatismo são fatais.

5. O que estuda a gelotologia?

Em meio ao estresse emocional causado pela pandemia de Covid-19, uma ciência pouco conhecida ganhou destaque entre os internautas: a gelotologia – ou a “terapia da risada”. O termo vem da palavra grega “gelos”, que significa riso, e se refere a um método terapêutico que mescla práticas milenares da ioga oriental com conhecimentos atuais sobre o poder do humor na saúde humana.

6. O que é comorbidade?

Após mais de dois anos desde o aparecimento dos primeiros casos de Covid-19, é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar – ou tenha pesquisado o significado – do termo “comorbidade”.

Trata-se da junção de duas ou mais doenças em uma mesma pessoa. Esses indivíduos têm maior risco de desenvolver quadros graves caso sejam infectados pelo coronavírus. Não à toa, foram inseridos nos grupos prioritários nas campanhas de vacinação, como é o caso de quem tem diabetes mellitusobesidade mórbida e doença renal crônica.

7. O que é Talibã?

No mesmo dia em que o Talibã voltou a controlar a capital do Afeganistão, o nome do grupo fundamentalista islâmico atingiu o pico de buscas no Google. Foi em 15 de agosto deste ano que os Talibãs tomaram Cabul, 20 anos após a sua expulsão pelas tropas dos Estados Unidos. “O que é Talibã?” permaneceu em alta no buscador até o dia 21 do mês.

Formado em 1944 por ex-guerrilheiros conhecidos como mujahidin, o grupo de orientação sunita já havia governado cerca de três quartos do Afeganistão entre 1996 e 2001. Com uma visão conservadora do islamismo, o Talibã é visto como uma ameaça aos direitos civis e políticos dos afegãos, sobretudo as mulheres.

Malala protesta contra o Talibã em 2012 (Foto: Divulgação/https://www.malala.org/)

Malala Yousafzai protesta contra o Talibã em 2012 (Foto: Divulgação/https://www.malala.org/)

8. O que é estigma?

Há muitas definições para a palavra “estigma”. Uma “marca ou cicatriz deixada na pele por ferida” e “aquilo que é considerado vergonhoso” estão entre os significados elencados pelo Dicionário Michaelis. Mas, no espectro da sociologia, o termo se refere a uma conotação negativa utilizada para descrever um indivíduo ou grupo. Em resumo: um estereótipo.

O termo atingiu o pico de buscas no Google entre os dias 17 e 23 de janeiro, enquanto ocorria a campanha conhecida como “Janeiro Branco”, que desde 2014 procura chamar a atenção para o tema da saúde mental, a fim de quebrar os estigmas em torno das cerca de 720 milhões de pessoas que sofrem com doenças mentais em todo o mundo, como estima a Organização Mundial da Saúde (OMS).

9. O que aconteceu com MC Kevin?

O cantor de funk MC Kevin morreu no dia 16 de maio de 2021 após cair da sacada no quinto andar de um hotel onde se encontrava hospedado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mas foi só uma semana depois, no dia 23, que o laudo da perícia policial atestou que o óbito teve como causa aparente um acidente.

Segundo o laudo do Corpo de Bombeiros, ao qual o jornal Folha de S. Paulo teve acesso, o jovem de 23 anos também havia feito uso de droga sintética MD e cafeína. “O que aconteceu com Mc Kevin?” esteve alta nas buscas do Google entre os dias 16 e 22 de maio.

10. O que é imunossuprimidos?

Esse foi outro termo que se popularizou em meio à pandemia de Covid-19. São considerados imunossuprimidos os indivíduos cujo sistema imunológico não funciona perfeitamente.

De acordo com a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a imunossupressão ocorre geralmente em pessoas que fazem tratamento para doenças autoimunes como lúpusartrite reumatoide, Doença de Crohn, anemia hemolítica, as espondiloartrites, a artrite psoriásica, a esclerose sistêmica (esclerodermia), a síndrome de Sjögren, miopatias inflamatórias e as vasculites.

Fonte: Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here