Representantes das instituições da sociedade civil junto ao governo municipal elaboram até domingo (22/05) as propostas para o desenvolvimento urbano do município.
A Prefeitura de Maricá abriu nesta sexta-feira (20/05) a 7ª Conferência da Cidade – Maricá por Você com discussões sobre o desenvolvimento urbano sustentável. Os delegados individuais e das instituições participam dos debates, elaboração das propostas e da eleição do Conselho da Cidade. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Banco Mumbuca, no Centro, e o debates acontecem neste sábado e domingo, das 9h às 17h, no Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Fontoura, também na região central.
O secretário municipal de Urbanismo, Celso Cabral, destacou que será elaborado um relatório com as propostas debatidas na conferência e agradeceu a presença dos colaboradores na abertura do evento.
“O resultado das discussões será um instrumento para que os Conselheiros da Cidade, que serão eleitos, façam a avaliação, monitoramento e proposições para que as ações sejam desenvolvidas. A conferência é para todos participarem e que a gente tenha um conselho bastante efetivo”, disse Cabral.
A primeira mesa da conferência municipal foi composta pelo arquiteto e urbanista Guilherme Bastos Lima, coordenador da região Leste Metropolitana no oca Urbana Fluminense; Claudia Pires, mestre em geografia, arquiteta, urbanista e presidente Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-MG); Amanda Ítala, coordenadora de planejamento e projetos do Instituto Rio metrópole; secretário de Economia Solidária Adalto Mota Mendonça; Will Robson Coelho, assessor técnico da Secretaria de Urbanismo e coordenador executivo da 7ª Conferência da Cidade. Também participaram da abertura os secretários de Urbanismo (Celso Cabral) e Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher (Birigu); o vereador Hadesh; a diretora financeira do Banco Mumbuca, Natália Sciamarela; e o representante da sociedade civil, engenheiro Jorge Rodrigues de Andrade.
Os delegados eleitos ou indicados, que terão direito a voto na conferência, vão formar os grupos de trabalho para elaborar as propostas a partir das ideias indicadas pela população nas reuniões preparatórias realizadas em abril e início de maio em encontros nos quatro distritos da cidade. Vale destacar que o critério para ser delegado era a participação de, pelo menos, uma reunião preparatória nos bairros.
Eleição do Conselho da Cidade
Ao final da conferência, serão escolhidos os membros, titulares e suplentes, do Conselho da Cidade (ConCidade), que é composto por representantes de movimentos sociais, empresários, trabalhadores e administração pública. O Conselho tem como função analisar, propor e fiscalizar mudanças e soluções nas políticas públicas.
O ConCidade é formado por 15 representantes, sendo cinco do Executivo e um do Legislativo; cinco de movimentos sociais e populares; um empresarial; um dos trabalhadores; um de instituição da sociedade civil; e um de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Debates nos distritos
Entre abril e início de maio, a Secretaria de Urbanismo promoveu cinco reuniões preparatórias nos distritos da cidade, sendo duas no Centro (uma somente com as instituições da sociedade civil), além de Ponta Negra, Inoã e Itaipuaçu. Foram realizados debates sobre mobilidade urbana, sustentabilidade, meio ambiente, saneamento, habitação e desenvolvimento urbano.
Entre as ideias sugeridas, a população indicou projetos na área de mobilidade e sustentabilidade; transporte sobre trilhos; corredores exclusivos de ônibus; planejamento de rotas dos ônibus municipais; ocupação de praças públicas com artes; iluminação nos pontos de ônibus; reflorestamento do município com árvores em centros urbanos; regras para evitar a poluição visual e sonora; planos para melhorar o trânsito da cidade; ampliação de ciclovias; fiscalização mais rigorosa contra construções irregulares; e criação de sistema de energia eólica e solar; entre outros.
Fonte: Prefeitura de Maricá