Home Notícias Hubble capta imagem de dupla de estrelas na Nebulosa de Órion

Hubble capta imagem de dupla de estrelas na Nebulosa de Órion

226
0

Lançado em abril de 1990, o Hubble já realizou grandes descobertas e, dessa vez, forneceu uma visão mais aprimorada da estrela variável V 372 Orionis. Na nova imagem disponibilizada nesta sexta-feira (27) pela Nasa e pela Agência Espacial Europeia (ESA), a estrela ocupa parte central da foto e, no canto superior esquerdo, há outro astro a acompanhando.

A dupla de estrelas está localizada em uma região colossal de formação estelar, a cerca de 1.450 anos-luz da Terra, na Nebulosa de Órion.

Sendo parte dessa nebulosa, a V 372 Orionis é classificada como uma variável de Órion. Esse termo é designado para estrelas jovens que apresentam variações irregulares de luminosidade durante sua evolução. Esse tipo de estrela também é frequentemente associado a nebulosas difusas. No caso da V 372 Orionis, o gás irregular e a poeira da Nebulosa de Órion a impregnam.

Para que as estrelas variáveis ficassem visíveis às lentes do Hubble, foi necessário o uso de dois instrumentos: Advanced Camera for Surveys e Wide Field Camera 3. Essas duas câmeras conseguem captar e processar dados em comprimentos de onda infravermelho e luz visível. Ao sobrepor esses dados, a imagem se forma e mostra um lado da Nebulosa de Órion que nunca tinha sido visto antes.

Na fotografia também é possível identificar quatro pontas de luz em torno das estrelas mais brilhantes. Esse efeito é como uma assinatura da visualização do Hubble, pois esses picos são criados quando uma fonte pontual e intensa de luz, como as estrelas, interagem com os instrumentos do telescópio que suportam seu espelho secundário.

Fonte: Galileu

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here