Home Notícias Assista a um iceberg do tamanho de São Paulo se desprendendo na...

Assista a um iceberg do tamanho de São Paulo se desprendendo na Antártida

199
0

Bloco de gelo flutuante formado a partir da rachadura Chasm-1, na plataforma Blunt, apresenta 1550 km² de extensão; a capital paulista tem 1.521 km²

Medindo 1550 km², o enorme iceberg A81 — que tem aproximadamente o tamanho da cidade de São Paulo (a área da capital paulista é de 1.521km²) — se desprendeu da plataforma de gelo Brunt no final de janeiro de 2023, e viajou cerca de 150 km ao sul, seguindo o litoral.
O bloco desprendido é formado a partir da rachadura Chasm-1, que permaneceu inativa até 2012 e foi estudada de perto pela BAS. Uma equipe de pesquisadores partiu da Estação de Pesquisa BAS Halley, na plataforma de gelo Brunt, para investigá-lo. O grupo notou, por meio de parâmetros do ar, o início da jornada de A81 no Mar de Weddell. Agora o iceberg está flutuando a aproximadamente 150 km de sua origem.

Segundo o glaciologista Oliver Marsh, que estuda a plataforma de gelo Brunt e acaba de retornar da estação Halley, desde que os glaciologistas observaram pela primeira vez o alargamento do Chasm-1 em 2012, as equipes científicas e de operações da BAS já antecipavam o desprendimento.

“Instrumentos GPS de alta precisão, bem como dados de satélite, foram usados ​​para monitorar o alargamento do abismo e, em 2016, o BAS tomou a precaução de mover a Estação de Pesquisa Halley para o interior para protegê-la”, contou Marsh, em comunicado.

O monitoramento da BAS mostrou que a área da estação de pesquisa está praticamente inalterada pela jornada do bloco de gelo. O desprendimento é algo natural ao longo da costa antártica, sendo o A81 o segundo maior iceberg da região em dois anos.

Equipe conseguiu chegar a 500 metros do gigante A76a, que tem o dobro do tamanho da cidade de SP e é o maior iceberg flutuante da Terra — Foto:  Chris Auckland/BAS

Equipe conseguiu chegar a 500 metros do gigante A76a, que tem o dobro do tamanho da cidade de SP e é o maior iceberg flutuante da Terra — Foto: Chris Auckland/BAS

Agora o A81 está indo para o sul, com a expectativa de que siga passos de icebergs anteriores varridos pela forte Corrente Costeira Antártica para o oeste. Os cientistas da BAS e a comunidade em geral continuarão a monitorar o bloco.

Outro iceberg ainda maior

 

A BAS também vigia A76A, que mede aproximadamente 3200 km² e tem a forma de uma tábua de passar roupa gigante. Esse bloco de gelo é o maior dos três pedaços do iceberg A76 que se desconectou da plataforma de gelo Filchner-Ronne em maio de 2021.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here