“O Urso do Pó Branco”, dirigido por Elizabeth Banks, chega nos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (30) e conta a história de um urso que come quantidades consideráveis de cocaína por acidente.
Quando o trailer foi compartilhado nas redes sociais, ainda em novembro de 2022, alguns internautas consideraram a história muito “maluca” para ser verdade. No entanto, um caso real da década de 1980 serviu como base para o roteiro do filme que mistura sátira e terror.
A história é real?
Sem spoiler, de fato um urso ingeriu muita cocaína e morreu de overdose – ao contrário do que acontece no filme que, ao comer a substância, o animal entra em estado de alucinação e fica muito mais agressivo que o normal.
O caso aconteceu em 1985, na Geórgia (EUA), quando um ex-policial que se tornou narcotraficante transportava 40 pacotes de cocaína em um avião. Por um motivo até hoje não descoberto, o americano começou a descartar a droga no ar e pulou de paraquedas com alguns pacotes amarrados no corpo.
Encontrado morto em uma casa, a autópsia revelou que o peso do seu corpo somado ao peso das drogas impediu a abertura do paraquedas. Os pacotes descartados no ar caíram em uma floresta onde o urso de 80 quilos vivia.