O Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho, vai ser cenário para um encontro de ideias e reflexões sobre o impacto das utopias sociais e culturais no desenvolvimento local e na sociedade brasileira. A palestra “Darcy Ribeiro e Maricá – Um Caso de Utopia” vai acontecer nesta quinta-feira (14/11), às 17h.
O debate vai contar com a participação do deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá, do presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Hamilton Lacerda, do professor Francisco Carlos Teixeira, do arquiteto José Ronaldo, dos atores José de Abreu e Antônio Grassi, do carnavalesco Paulo Barros e da escritora Danielle Oliveira. A mediação será feita pelo diretor de Economia Criativa da Codemar, Sady Bianchin.
De acordo com Sady Bianchin, o livro “O Povo Brasileiro”, escrito por Darcy Ribeiro – e finalizado na casa que leva seu nome, em Maricá –, é uma referência para a construção de uma nova realidade social em Maricá, baseado numa nova civilização tropical.
“Pensar o futuro de Maricá a partir da obra de Darcy Ribeiro é acreditar na utopia por uma sociedade mais justa e igualitária. Mas não somente no plano da teoria, e sim da prática, no âmbito do turismo cultural, agroecologia, economia criativa, das pessoas e também da arte”, explicou Bianchin.
Após a palestra, o artista Marvio Ciribelli apresenta o show “Canções para Darcy”, às 19h. Para participar do evento gratuito é necessário se inscrever no link: https://www.sympla.com.br/
O Museu Casa Darcy Ribeiro é uma iniciativa da Codemar.
Serviço
“Darcy Ribeiro e Maricá – Um Caso de Utopia”
Dia 14/11, quinta-feira, às 17h
Museu Casa Darcy Ribeiro – Rua Darcy Ribeiro, 395, Cordeirinho – Maricá
Entrada gratuita mediante inscrição pelo site https://www.sympla.com.br/
Fonte: Prefeitura de Maricá