Home Educação APLB registra mais de 50 atos de violência em escolas públicas da...

APLB registra mais de 50 atos de violência em escolas públicas da Bahia nos primeiros três meses deste ano

Dados são de arrombamentos, invasões, intimidações e ameaças em Salvador e no interior.

203
0

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB) registrou este ano 53 ocorrências de atos de violência nas escolas públicas da capital e do interior. Os dados são de arrombamentos, invasões, intimidações e ameaças.

Na noite de quarta-feira (5), uma escola municipal de Catu de Abrantes, na Região Metropolitana de Salvador, foi alvo de criminosos. Três homens armados teriam invadido o local depois de render o vigilante. O trio assaltou professores e estudantes, além de levar equipamentos da escola.

No final de março, uma outra escola da mesma região também foi assaltada. Um homem e uma mulher teriam pulado o muro da Escola Municipal Rural Boa União. A dupla roubou celulares e um computador.

Ainda em março, a Escola Municipal Perminio Leite, no bairro 2 de Julho, em Salvador, foi arrombada. Além dos materiais de trabalho da escola, os criminosos roubaram R$ 150 da caixinha dos funcionários para compra de água e café.

Em fevereiro, duas escolas municipais do bairro de Pernambués, na capital baiana, suspenderam as atividades e mais de 700 estudantes ficaram sem aulas por cinco dias por causa dos casos de tiroteios no bairro.

Natália Dantas tem 9 anos e estuda em uma escola pública de Salvador. A mãe dela, Juliana, afirma que apesar de gostar do ensino, fica preocupada quando o assunto é segurança.

“Essa deficiência de policiamento, de segurança até interna mesmo, nos próprios colégios, a gente nunca se sente 100% seguro”, disse Juliana Dantas.

Já Nianza Batista é professora em uma escola pública do bairro de Itacaranha, no subúrbio de Salvador. Para ela, o problema é a falta de segurança no entorno do colégio.

“Geralmente levam os celulares dos alunos. É algo que infelizmente a gente já dar como comum. Não deveria ser, mas a gente já aprendeu a conviver ou deixar o celular em casa, esconder”, afirmou a professora.

Para o coordenador geral da APLB, Rui Oliveira, a falta de segurança causa impactos na saúde mental dos trabalhadores e na evasão escolas.

“Eles têm medo de irem para as escolas, então aumenta a evasão escolar, que é um prejuízo para a sociedade. A gente precisa de uma política de segurança escolar para que nós possamos ter segurança”, opinou o representante do sindicato.

APLB registra mais de 50 atos de violência em escolas públicas da Bahia nos primeiros três meses deste ano — Foto: Reprodução/TV Bahia

APLB registra mais de 50 atos de violência em escolas públicas da Bahia nos primeiros três meses deste ano — Foto: Reprodução/TV Bahia

Elvira Pimentel é mestra em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e doutoranda na mesma área pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com pesquisa na área dos conflitos e convivência escolar.

A especialista explica que a violência nas escolas não é isolada ao ambiente educacional. Elvira Pimentel acredita que o problema é um reflexo do atual momento da sociedade.

“A gente precisa de segurança escolar, segurança na área externa e na área da educação. Precisamos entender que a escola é muito mais que um espaço da educação, é um espaço da convivência”, disse Elvira Pimentel.

Em nota, a Secretaria de Educação do Estado (SEC) afirmou que não recebeu os dados APLB e que o órgão monitora e combate a violência nas escolas. Informou ainda que considera as unidades seguras.

“As escolas estão preparadas para imediatamente acionarem a Secretaria de Educação ou os Núcleos Territoriais de Educação, porque nós estamos presentes nos 417 municípios da Bahia e temos uma rede bem consolidada. Inclusive, só temos intensificado nosso diálogo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado para usar a Inteligência”, disse o assessor especial da SEC, Manoel Calazans.

Sobre as rondas escolares, a SEC disse que são feitas por meio do programa de melhoria da segurança criado em 2018. Já a Secretaria de Educação de Salvador (Smed) foi procurada pela TV Bahia, mas não enviou posicionamento.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here