Home Comportamento Casais do mesmo sexo lidam melhor com estresse do que heterossexuais

Casais do mesmo sexo lidam melhor com estresse do que heterossexuais

254
0

Estresses e alguns desafios são comuns na maioria dos relacionamentos. No entanto, segundo um novo estudo, casais do mesmo sexo acabam lidando melhor com o estresse do que aqueles formados por pessoas heterossexuais.

Debra Umberson, professora de sociologia na UT, explica, em comunicado, que incluir e observar como esses casais trabalham um com o outro para administrar o estresse pode ajudar a entender melhor as maneiras pelas quais a dinâmica de gênero se desenvolve nos casamentos.

“Casais do mesmo sexo enfrentam estressores únicos relacionados à discriminação e ao estigma. Resolver as situações enquanto casal pode ser especialmente importante para eles, pois não recebem tanto apoio de parentes, amigos ou instituições como os casais de sexo diferente”, conta Umberson. A pesquisa foi publicada no Journal of Social and Personal Relationships.

Estresse de casal

 

Para casais heterossexuais, esse tipo de análise não é uma novidade, daí um dos objetivos do estudo: trazer equilíbrio e demonstrar a importância de considerar a composição de gênero nos casamentos ao estudar a dinâmica conjugal.

Em ambos os casos, o enfrentamento foi visto como algo positivo para a qualidade do relacionamento. “Esta pesquisa mostra que, embora existam algumas diferenças de gênero nos esforços de enfrentamento diádico, os efeitos de situações como apoio e colaboração são os mesmos para todos os casais”, diz Yiwen Wang, estagiária de pesquisa de pós-graduação no Centro de Pesquisa Populacional da universidade.

Quando analisados separadamente, os fatores de estresse para casais heterossexuais não são os mesmos que para casais do mesmo sexo. Por isso, segundo o estudo, casais homossexuais são mais propensos a trabalhar juntos, possivelmente porque compartilham experiências semelhantes relacionadas ao gênero e respostas ao estresse.

A perspectiva individual de cada parceiro no enfrentamento das situações é um fator importante na avaliação. Considerar as respostas de cada pessoa ajuda a preencher uma lacuna nessa compreensão e pode melhorar os programas de intervenção ou prevenção que abordam o funcionamento conjugal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here