Home Games 10 jogos que apresentam águas muito realistas e impressionantes

10 jogos que apresentam águas muito realistas e impressionantes

105
0

Entre as tendências do momento nos games, está o aproveitamento de elementos cenográficos dentro do contexto narrativo das produções no mundo dos jogos. Nesse sentido, se antigamente a água era apresentada apenas como um horizonte azul, que servia para situar os personagens, hoje em dia, o recurso é bastante importante e ganhou o olhar atento do público, nem que seja para um simples mergulho.

Assim, o trabalho dos desenvolvedores também se modificou, dando maior atenção aos gráficos em produção, além de mostrar que formas realistas podem ser cativantes e impressionar qualquer pessoa. Pensando nisso, que tal lembrar dez jogos que trazem águas muito realistas para o centro das atenções? Confira logo abaixo!

10. Batman: Arkham Knight

(Warner Bros. Interactive Entertainment/Reprodução)(Warner Bros. Interactive Entertainment/Reprodução)Fonte: Warner Bros. Interactive Entertainment

A lista começa com um dos jogos do Batman lançados nos últimos anos que mais cativaram os fãs. O título traz uma narrativa consistente e também gráficos poderosos, embora na questão da água não haja tanta interação.

Mesmo assim, há momentos cruciais na narrativa em que toda essa água se faz presente, mostrando como ela pode ser fundamental para o desenvolvimento e ações dos personagens. Com um realismo impressionante, Gotham também se sobressai e parece existir de verdade de forma assustadora.

9. Subnautica

(Unknown Worlds Entertainment/Reprodução)(Unknown Worlds Entertainment/Reprodução)Fonte: Unknown Worlds Entertainment

Na sequência, é preciso falar de um jogo que foi lançado em 2014, mas que traz uma grande qualidade gráfica, principalmente quando se fala de água. Sabe-se que havia uma certa limitação técnica com relação ao que surgiu nos anos mais recentes, porém, o título não deve em nada em termos de visualidade.

Além disso, Subnautica, como o próprio nome sugere, apresenta interações que ocorrem embaixo da água, com toques sutis bem trabalhados, incluindo a forma perfeita e fiel de como a luz do sol reflete nesse ambiente.

8. Crysis 3

(Electronic Arts/Reprodução)(Electronic Arts/Reprodução)Fonte: Electronic Arts

Lançado em 2013, Crysis 3 trouxe mais um título interessante para sua franquia, sendo considerado por muitos como um jogo impressionante por si só, sobretudo por conta das questões gráficas ousadas. Nesse sentido, não há do que reclamar quando se fala dos detalhes aquáticos.

Há uma riqueza de detalhes bastante realista, incluindo até mesmo os respingos que surgem na tela. Entre reflexos, poças, ondas e outros elementos que podem soar como mero detalhe, sem dúvidas, a qualidade da água nesse jogo deixa qualquer um babando.

7. Metro Exodus

(Deep Silver/Reprodução)(Deep Silver/Reprodução)Fonte: Deep Silver

Por si só, a ambientação de Metro Exodus já traz considerações cativantes sobre seus gráficos. O jogo tem como um de seus principais cenários uma paisagem russa pós-apocalíptica bastante gelada, porém sem muita umidade.

Aos poucos, essa condição se modifica e o pouco de água que vai surgindo à tela demonstra que os efeitos de respingos, por exemplo, foram planejados nos mínimos detalhes.  Assim, há uma representação muito fiel da movimentação da água nesse clima frio, com destaque para ondulações e poças que se formam em determinados cantos.

6. Red Dead Redemption 2

(Rockstar Games/Reprodução)(Rockstar Games/Reprodução)Fonte: Rockstar Games

É possível argumentar que o segundo volume de Red Dead Redemption se tornou um marco por conta de todas as adições feitas em torno de sua dinâmica. Além de aumentar e potencializar fatores narrativos, os gráficos também foram melhorados e os cenários se tornaram um espetáculo visual.

A atenção que os desenvolvedores também deram aos detalhes se refletiu na forma como a água foi apresentada no jogo, mostrando como tudo aquilo poderia ser exuberante e contar com muita qualidade. Muitos efeitos foram adicionados, que causaram uma boa impressão no público.

5. Spintires

(IMGN/Reprodução)(IMGN/Reprodução)Fonte: IMGN

Em uma escala comparativa com outros jogos abordados nesta lista, Spintires pode não ter os gráficos mais bonitos, porém o realismo com relação à ambientação, dramatização e composição da água se sobressai, destacando até mesmo o comportamento que esse elemento essencial teria na vida real em determinadas superfícies.

Pensando ainda na narrativa, os jogadores precisam ser estratégicos diante da água enquanto um empecilho, pois ela pode danificar seu equipamento e seu veículo.

4. Uncharted 4: A Theif’s End

(Sony/Reprodução)(Sony/Reprodução)Fonte: Sony

Além de trazer mecanismos de jogabilidade ousados, divertidos e com ritmo frenético, a franquia Uncharted ficou marcada por seu bom gosto visual, algo que os desenvolvedores sempre priorizam. E em Uncharted 4: A Theif’s End, o que já era bom dentro desse contexto conseguiu ficar ainda melhor.

O grande destaque da narrativa é a água, que tem uma grande onipresença, embora também esteja nítida e visível em diversos momentos. A ambientação gráfica é tão impressionante que até mesmo o seu impacto nas superfícies foi considerado e exibido aos jogadores quando necessário.

3. Bioshock 2 Remastered

(2K/Reprodução)(2K/Reprodução)Fonte: 2K

Apresentando uma cidade subaquática desde o primeiro volume da franquia, a sequência apostou em novos ambientes para esse local. Apesar da tecnologia da época não ter favorecido seu realismo, em 2016, uma versão remasterizada ajustou alguns pontos e surpreendeu os fãs.

Dessa maneira, Bioshock 2 conseguiu concluir sua missão ao criar uma atmosfera de aventura quase claustrofóbica aos jogadores, melhorando seus gráficos aquáticos e enfatizando que aquilo tudo poderia ser bastante real.

2. Sea of Thieves

(Xbox Game Studios/Reprodução)(Xbox Game Studios/Reprodução)Fonte: Xbox Game Studios

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras, certo? Ao visualizar esse frame retirado do jogo, já dá para perceber que os desenvolvedores de Sea of Thieves apostaram muito nos detalhes gráficos relacionados à água, afinal, trata-se de um jogo que explora a pirataria em alto mar.

De maneira bem simulada, realista e impressionante, o jogo traz tonalidades diferentes para esse elemento, levando em consideração as fontes de luzes que batem e refletem sobre ele. Ondas, espumas, bolhas, respingos e muito mais tornam tudo ainda mais imersivo.

1. Assassin’s Creed Origins

(Ubisoft/Reprodução)(Ubisoft/Reprodução)Fonte: Ubisoft

Por fim, não poderíamos deixar de citar a franquia Assassin’s Creed, da Ubisoft, que com seus últimos lançamentos trouxe gráficos ainda mais elaborados com a intenção de servir à narrativa de forma surpreendente. Disponibilizado oficialmente em 2017, Origins apostou em cenários belíssimos remetendo ao Egito Antigo, incluindo alguns elementos de água em diversas passagens.

De forma ousada, os desenvolvedores trouxeram a água em algumas variações de cores, estilos e até mesmo texturas, sem deixar o tom realista de lado. É como se o jogador realmente fosse transportado para a época retratada e usufruísse da tecnologia da época. Um baita acerto, não?

Fonte: Tecmundo

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here