Mais uma vez, a guerra na Ucrânia mostra seu lado cruel: nesta terça-feira (21), um ataque russo à rede de energia deixou centenas de milhares de pessoas sem eletricidade na região de Chernihiv, no norte do país. Em algumas áreas, a falta de energia também provocou interrupção no abastecimento de água, tornando a vida cotidiana ainda mais difícil para a população.
O Ministério da Energia da Ucrânia informou que tanto a capital regional, Chernihiv, quanto o norte da província perderam completamente o fornecimento de eletricidade. A situação é complicada: equipes de reparo não conseguem trabalhar direito devido à ameaça constante de ataques de drones, que sobrevoam instalações danificadas e dificultam os consertos.
A região já vinha sofrendo com apagões frequentes nos últimos meses, fruto de uma onda de ataques russos contra a infraestrutura de energia do país, intensificados agora com a chegada do inverno. Antes da guerra, Chernihiv tinha cerca de 1 milhão de habitantes, e muitos deles agora enfrentam temperaturas baixas sem luz nem água.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
O presidente Volodymyr Zelensky comentou sobre os reparos: “As táticas da Rússia são matar pessoas e aterrorizá-las com o frio”. Já o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, destacou a contradição russa: “Putin finge buscar diplomacia, mas continua com ataques brutais de mísseis e drones”.
Desde a invasão em grande escala de 2022, a Rússia tem mirado consistentemente nas instalações de energia ucranianas, alegando que são alvos militares legítimos — mas deixando milhões de civis no meio da crise.