33.9 C
Brasil
quinta-feira, julho 10, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

Lula reage a tarifaço de Trump com lei de reciprocidade: “Brasil um país Soberano”

O presidente Lula não deixou barato: após o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% para todos os produtos brasileiros exportados aos EUA, o governo brasileiro avisou que vai reagir com base na Lei de Reciprocidade Econômica.

A resposta foi publicada por Lula nas redes sociais nesta quarta-feira (9), em tom firme:

“A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo.”

O que é essa lei?

A Lei de Reciprocidade, sancionada em abril de 2025, autoriza o Brasil a retaliar comercialmente qualquer país que adote medidas unilaterais que prejudiquem os produtos ou empresas brasileiras no exterior.

Ela permite desde restrições a importações até suspensão de acordos de investimento e propriedade intelectual. A ideia é clara: bateu, levou.

Trump usou Bolsonaro como argumento (!?)

No documento oficial enviado por Trump a Lula, o republicano afirmou que a tarifa era motivada por uma suposta perseguição a Jair Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe. Ele ainda acusou o Brasil de censurar perfis de redes sociais de apoiadores do ex-presidente brasileiro que vivem nos EUA.

Lula foi direto na resposta:

“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência da Justiça Brasileira. Não aceitaremos interferência.”

E reforçou que liberdade de expressão no Brasil não inclui discurso de ódio, racismo, pornografia infantil ou ataques à democracia — citando que todas as plataformas digitais, sejam nacionais ou estrangeiras, devem respeitar a legislação brasileira.

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

Reunião de emergência no Planalto

Antes do pronunciamento, Lula se reuniu com ministros da Fazenda, Relações Exteriores, Indústria e da Comunicação para definir a estratégia. O encontro de emergência terminou por volta das 20h.

Brasil rebate “fake news” sobre déficit

O governo brasileiro também desmentiu a alegação de Trump de que os EUA teriam prejuízo comercial com o Brasil. Segundo dados oficiais dos próprios EUA, o país teve superávit de US$ 410 bilhões no comércio com o Brasil nos últimos 15 anos.

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares