19.7 C
Brasil
segunda-feira, julho 7, 2025

Buy now

spot_img
spot_img

Ferramenta da Fiocruz vai rastrear propaganda de fórmulas infantis

No Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno (21), a Fiocruz anunciou uma novidade que promete sacudir o marketing digital de produtos que substituem o leite materno.

Durante a 78ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), da OMS, em Genebra, foi apresentado o protótipo de uma ferramenta aberta, gratuita e em tempo real, capaz de monitorar anúncios e postagens sobre fórmulas infantis em redes sociais, sites comerciais e até dark posts – aqueles conteúdos patrocinados que não aparecem no feed público.

Mais transparência, menos “caixa preta”

Enquanto alguns países usam sistemas caros e fechados para esse tipo de monitoramento, a versão desenvolvida pela Fiocruz é totalmente em código aberto. Quem explica é o pesquisador Cristiano Boccolini, da instituição:

“A diferença é que nossa ferramenta é gratuita e transparente. O usuário acompanha tudo: do rastreio dos dados ao controle das bases. É um grande avanço para a saúde pública.”

E o mais interessante: no futuro, ela também poderá ser usada para rastrear propaganda de bebidas alcoólicas, cigarros eletrônicos, refrigerantes e outros produtos que impactam a saúde.

Aleitamento ainda precisa de apoio

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou do evento e reforçou a importância da amamentação:

“Ela reduz desnutrição, infecções, obesidade e até doenças crônicas. Mesmo assim, ainda estamos longe do ideal.”

📊 Em 2019, apenas 46% dos bebês brasileiros foram amamentados exclusivamente até os 6 meses. E só 35% continuaram mamando até os 2 anos.

Padilha também destacou o trabalho da Fiocruz na criação de bancos de leite, que hoje são referência internacional.

Uma bandeira global

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, lembrou que a fundação é pioneira na valorização do aleitamento materno:

“A Rede Global de Bancos de Leite Humano é só uma das ações que mostram nosso compromisso. Aleitamento salva vidas.”

Já a embaixadora do México, Francisca Méndez, mandou o recado:

“Defender o aleitamento não é atacar a indústria. É proteger a saúde e o futuro das crianças.”

🍼 E você, sabia que a amamentação pode impactar até o desenvolvimento cognitivo dos bebês?
💬 Conta pra gente o que achou da nova ferramenta da Fiocruz!
📲 Compartilhe essa matéria com quem também se importa com saúde pública e infância!

SARA CELESTINO
SARA CELESTINOhttp://jovemnamidia.com.br
Sara Celestino, dona do Jovem na Mídia, é repórter-fotográfica e criadora de conteúdo, apaixonada por jogos, tecnologia, K-pop e tudo que envolve o universo jovem. Sempre antenada nas tendências, traz notícias de forma leve, dinâmica e envolvente, conectando a nova geração ao que realmente importa!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares