A 10ª Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM) chegou ao seu quinto dia nesta terça-feira (09/09) com uma programação diversificada, totalmente gratuita, que atraiu públicos de diferentes idades. Entre os destaques esteve a palestra da educadora financeira e escritora Nath Finanças, que abordou o tema “Empreendedorismo, Investimentos e Finanças” na tenda Papo FLIM.
“Educação financeira não é só Matemática, é também Psicologia – envolve como nos enxergamos no mundo e como tomamos decisões no dia a dia. A verdadeira riqueza está na dignidade e no equilíbrio das finanças”, afirmou Nath, diante de uma plateia lotada.
A programação da FLIM segue até domingo (14/09) com mais de 70 mesas de debate e grandes nomes da literatura nacional e internacional. A homenageada desta edição é a escritora Conceição Evaristo, referência da literatura contemporânea, que encerra o evento.
Saúde mental e juventude em debate
Na FLIM Jovem, o dia começou com a mesa “Projeto Altos e Baixos”, que reuniu representantes da saúde, educação e juventude para discutir saúde mental e combate ao bullying. O psiquiatra Carlos Eduardo Ferreira de Lima, do Caps III, destacou que o cuidado deve ser coletivo e construído também nos bairros e escolas.
À tarde, a roda de conversa “Escrevivências da infância: Ancestralidade, Afeto e Identidade nas Narrativas Negras” contou com o diretor de cinema Rodrigo França, a gestora de Relações Étnico-Raciais Vanessa Andrade e a professora universitária Vanessa Costa Neves de Souza.
Papo FLIM
O escritor e produtor cultural Otávio Júnior participou de duas mesas. Em “Favela que Lê: Histórias que Nascem entre Becos e Sonhos”, ressaltou a importância do evento para a formação de jovens leitores. Mais tarde, mediou a mesa “Juventudes e Narrativas de Afeto”, ao lado de autores como Graciela Mayrink e Estevão Ribeiro, que compartilhou sua trajetória como leitor.
Esporte também em destaque
A mesa “Medalhistas do município” reuniu atletas de Maricá, como Duda Ribeiro (skate), Andressa Pereira (karatê) e Bárbara Nunes (tiro com arco), junto ao secretário de Esportes, Filipe Bittencourt. O encontro destacou o papel do investimento na base esportiva da cidade para a formação de atletas de alto rendimento.
Flimzinha para as crianças
A programação infantil contou com contação de histórias, oficina de pintura facial e apresentação musical do grupo Violúdicos, garantindo diversão e aprendizado para os pequenos.