O apagão que deixou o Brasil no escuro na madrugada desta quarta-feira (14) foi causado por um efeito dominó no sistema elétrico nacional. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), o problema começou com um incêndio em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, e a energia só foi totalmente restabelecida após cerca de 2h30.
O fogo provocou o desligamento de uma linha de 500 kV, que conecta o sistema do Sul ao Sudeste/Centro-Oeste. No momento da falha, a região Sul enviava aproximadamente 5 mil megawatts para o restante do país. Com a desconexão, uma sequência de desligamentos automáticos se espalhou rapidamente, atingindo todas as regiões.
O Sul perdeu cerca de 1.600 MW, o Sudeste teve queda de 4.800 MW, enquanto o Nordeste e o Norte registraram interrupções de 1.900 MW e 1.600 MW, respectivamente.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
Assim que o problema foi detectado, o ONS iniciou uma ação conjunta com agentes do setor para retomar o fornecimento de energia. Por volta das 2h da manhã, boa parte do país já estava com a luz de volta, mas o Sul só teve o sistema totalmente restabelecido por volta das 3h.
O ONS informou que uma reunião com os principais agentes do setor elétrico será realizada ainda hoje, e um relatório completo sobre o apagão deve ser divulgado até sexta-feira (17).