Enquanto as ondas quebravam fortes na Praia de Itaúna, em Saquarema, um outro tipo de talento também chamava atenção nos bastidores do Challenger Series da WSL: o das pequenas repórteres do projeto Osiris News. Alunas da Escola Municipal Professora Osiris Palmier da Veiga, elas viveram uma verdadeira imersão no universo do jornalismo esportivo — e mostraram que informação e curiosidade não têm idade.
No último sábado (11), Alícia Rodrigues, Alice Gaudard e Luisa Rocha, todas com apenas 10 anos, foram convidadas a acompanhar de perto os bastidores do campeonato internacional de surf. Elas visitaram a área de jurados, o centro de transmissão, a sala de imprensa e ainda entrevistaram o presidente da WSL América Latina, Ivan Martinho.
“O Osiris News dá voz às crianças que querem ser jornalistas no futuro”, contou Alícia, com brilho nos olhos.
“A gente fala de tudo o que acontece em Saquarema, com muita informação e novidade!”, completou Alice.
Um projeto que nasceu dentro da sala de aula
O Osiris News começou em 2018, quando a professora Lidiane Corrêa teve a ideia de transformar o interesse dos alunos por notícias em um jornal feito por eles mesmos. O que começou como um projeto escolar impresso cresceu, ganhou as redes e hoje conta com sete pequenos repórteres entre 9 e 10 anos.
Segundo Lidiane, hoje orientadora pedagógica da escola, o objetivo vai muito além de ensinar jornalismo:
“A proposta é estimular o senso crítico, a imaginação, a leitura, a escrita e a autoestima. Eles aprendem a observar o mundo e contar histórias do seu jeito.”
Surf, entrevistas e conquistas
Durante o evento da WSL, as repórteres mirins entrevistaram o secretário municipal de Esporte, Turismo e Lazer, Rafael Castro ‘Badá’, e a repórter da liga, Thayná Salles. Além das conversas, ainda conheceram o mascote Saquá e receberam um kit especial da WSL em comemoração ao Dia das Crianças.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
E se nas areias as meninas aprenderam sobre jornalismo, nas ondas o destaque foi da francesa Tya Zebowski, de apenas 14 anos, que fez história ao se classificar para o Championship Tour (CT), a elite mundial do surf.
Um futuro promissor pela frente 🌊
O projeto agora mira mais alto. Segundo o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Raphael Sanzana, a meta é expandir o Osiris News para outras escolas e faixas etárias da rede municipal.
“Queremos inspirar outras crianças a acreditarem que podem contar suas próprias histórias”, disse.
Luisa Rocha, uma das repórteres do grupo, resume o sentimento:
“O Osiris News é pra inspirar todas as crianças que têm um sonho — e querem contar o mundo do jeito delas.”
💬 Da sala de aula para o mar de Saquarema, essas pequenas jornalistas mostram que informação também pode vir com muita curiosidade e atitude!