Falsos agentes estão indo a casas de beneficiários e Prefeitura reforça: não há recadastramento em andamento
A Prefeitura de Maricá emitiu um alerta importante para os moradores sobre tentativas de golpe envolvendo o Renda Básica de Cidadania (RBC). De acordo com a Secretaria de Economia Solidária, pessoas sem vínculo com a administração municipal estão se passando por agentes públicos e visitando residências para falar sobre um suposto recadastramento do benefício.
A gestão municipal reforça que não existe nenhum processo de novo cadastro nem reconhecimento facial em andamento para o programa. Ou seja, qualquer abordagem com esse tipo de informação deve ser vista com desconfiança.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram, Facebook e Tiktok para não perder nada!
Como identificar um agente oficial
A Prefeitura orienta que os beneficiários só atendam pessoas devidamente identificadas. Os agentes oficiais utilizam uniforme, crachá e QR Code, que permite verificar, de forma rápida, o nome e a função do servidor responsável pela visita.
Segundo o secretário de Economia Solidária, Matheus Gaúcho, a atenção da população é essencial nesse momento.
“É fundamental que as pessoas confirmem as informações apenas pelos canais oficiais da Prefeitura”, destacou.
Confirme sempre pelos canais oficiais
Ao escanear o QR Code presente na identificação ou acessar o site oficial da Prefeitura de Maricá, o morador consegue confirmar se o agente é, de fato, autorizado. A recomendação é não fornecer dados pessoais sem essa verificação.




