Maricá oficializou, nesta terça-feira (10/02), a entrega de certificados aos novos integrantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). A cerimônia aconteceu no Cine Henfil, no Centro, reunindo representantes da sociedade civil e do poder público.
Ao todo, 18 conselheiros titulares e suplentes foram eleitos em dezembro. Também integram o grupo representantes indicados por órgãos da administração municipal.
Mais diálogo entre governo e sociedade
O Conselho tem como principal função ampliar a participação popular na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas culturais desenvolvidas na cidade. O colegiado atua como instância estratégica de diálogo entre a gestão municipal e a sociedade civil.
Entre as atribuições do CMPC estão:
- Propor diretrizes para o desenvolvimento cultural do município
- Acompanhar programas, projetos e editais
- Contribuir para a transparência e o controle social
- Ampliar o acesso da população às iniciativas culturais
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram, Facebook e Tiktok para não perder nada!
Segundo o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin, os novos conselheiros passarão por uma capacitação antes do início das atividades.
“Este conselho vai nos auxiliar com novas ideias de projetos culturais para Maricá. Neste primeiro momento, todos irão realizar um curso oferecido pelo Ministério da Cultura e, em seguida, iniciaremos as reuniões para elaboração e discussão das propostas”, afirmou.
Representatividade e novas ideias
Para a suplente Denise Oliveira, a presença de representantes externos à pasta fortalece o processo de construção coletiva.
“Nós trazemos olhares de fora da pasta. Todos os conselheiros e suplentes possuem ideias e buscamos levá-las para a secretaria avaliar e, quando possível, colocar em prática”, destacou.
A nova composição do Conselho reforça o papel da participação social na construção das políticas públicas culturais de Maricá, ampliando espaços de escuta e decisão coletiva.




