Na vibe de comemorar seus 211 anos de história, Maricá vai reabrir um dos seus espaços mais simbólicos: a Casa de Cultura, no Centro Histórico. E a volta já chega com brilho, cor e muita criatividade!
Na segunda-feira (26/05), o casarão neoclássico abre as portas com a exposição “Encontro das Casas”, que reúne fantasias e adereços produzidos pelos alunos do curso de aderecista da Casa de Artes Carnavalescas.
Arte, história e samba no mesmo espaço

A inauguração da mostra acontece ao meio-dia, e a visitação vai rolar de segunda a sexta, das 10h às 16h30, até o dia 27 de junho.
Segundo o secretário Sady Bianchin, “a arte carnavalesca mantém viva a cultura popular autêntica. É o único espaço onde não somos colônia, e o prefeito Quaquá valoriza muito essa memória.”
Ou seja: é mais que uma exposição — é resistência cultural e celebração da nossa identidade.
Um espaço com muita história pra contar
A Casa de Cultura é mais que um ponto turístico: é um monumento vivo da cidade.
Construída em 1841, com pedra, saibro e argamassa à base de óleo de baleia (!), ela já foi câmara e cadeia municipal — bem ao estilo das cidades do interior fluminense do século 19.
Hoje, volta a ser palco da arte popular, unindo tradição e inovação.
Formação + oportunidade
A mostra é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maricá, o Instituto Brasil Social e o ICTIM.
A Casa das Artes Carnavalescas, inaugurada em 2024, já vem se destacando na formação de novos talentos para o carnaval, mostrando que a paixão pelo samba também pode virar trabalho, renda e inclusão.
🎭 Curte carnaval, arte e cultura popular?
Então cola na exposição e aproveita pra conhecer esse pedaço riquíssimo da história de Maricá. E fica ligado no Jovem na Mídia que a gente vai mostrar tudinho por aqui!