Depois de meses de tensão e incertezas, Gabigol está livre! A Corte Arbitral do Esporte (CAS), mais alta instância da Justiça Desportiva internacional, anulou a suspensão de 2 anos aplicada ao atacante por tentativa de fraude em exame antidoping. A decisão saiu nesta sexta-feira (04) e representa uma vitória importante na carreira do camisa 99, atualmente no Cruzeiro.
Entenda o caso:
Em março deste ano, Gabigol foi suspenso por 24 meses pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD-AD) por supostamente dificultar a realização de um exame antidoping em abril de 2023, quando ainda atuava pelo Flamengo. O jogador teria sido “pouco cooperativo” com os agentes da coleta, realizando o exame horas depois de seus companheiros.
O atleta sempre negou as acusações, e o Flamengo, à época, apoiou o recurso apresentado à CAS. Enquanto aguardava a decisão final, Gabigol foi liberado a continuar atuando por uma liminar emitida em abril.
Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram e Facebook para não perder nada!
O que disse a CAS?
A Corte reconheceu que o comportamento do jogador foi “completamente não cooperativo”, mas não viu evidências suficientes para caracterizar “adulteração”, conforme exige o Código Mundial Antidoping. Ou seja, ele pode ter dificultado, mas não manipulou nem tentou fraudar o exame — o que é crucial para configurar a violação.
E agora?
Livre da punição, Gabigol pode seguir normalmente sua trajetória no Cruzeiro, onde vem tentando retomar o bom futebol após deixar o Flamengo no fim de 2024. Aos 28 anos, ele ganha um fôlego extra para se manter competitivo no cenário nacional — e quem sabe até sonhar com novos voos no futebol brasileiro.