A Secretaria de Segurança Cidadã de Maricá, realizou mais uma importante ação contra a criminalidade com o apoio do sistema de reconhecimento facial do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Na manhã deste sábado (19/07), um homem com mandado de prisão em aberto por homicídio foi preso enquanto circulava pela Rua Ribeiro de Almeida, conhecida como a “rua dos bancos”, no Centro da cidade.
O sistema de câmeras de reconhecimento facial identificou o foragido, que responde por um homicídio cometido em Cachoeiras de Macacu. Imediatamente, os operadores do Ciosp acionaram agentes da Guarda Municipal que estavam em patrulhamento na região. O homem foi abordado e detido pela equipe.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado à 82ª Delegacia de Polícia de Maricá e, em seguida, levado à Central de Flagrantes na 76ª DP de Niterói, onde ficará à disposição da Justiça e será encaminhado ao sistema prisional.
Esta foi a quinta prisão de foragidos da Justiça realizada apenas neste mês de julho, mostrando a eficiência do sistema de reconhecimento facial do Ciosp, que está conectado ao banco de dados da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Ao identificar possíveis foragidos, o sistema gera alertas em tempo real para as equipes de segurança.
As equipes de campo, formadas por agentes da Guarda Municipal, Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) e policiais da 6ª Companhia da Polícia Militar, realizam as verificações necessárias, seguindo todos os protocolos legais nas delegacias.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Maricá com a modernização da segurança pública, utilizando tecnologia para garantir mais proteção e tranquilidade para a população.