38.1 C
Brasil
sábado, agosto 23, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

Coelhos com “chifres” viralizam na web, mas fenômeno tem explicação científica

Imagens de coelhos com protuberâncias saindo da cabeça chamaram atenção nas redes sociais nos últimos dias, rendendo comparações com criaturas de filmes de terror. Mas, segundo cientistas, não há mistério nem perigo: trata-se de uma infecção causada por um vírus conhecido.

Os animais observados em Fort Collins, nos Estados Unidos, foram diagnosticados com o vírus do papiloma de Shope, que provoca o surgimento de verrugas que podem crescer em forma de “chifres” no rosto dos coelhos. Apesar da aparência assustadora, o vírus é geralmente inofensivo e não oferece risco a humanos ou animais domésticos.

De acordo com a porta-voz da agência Colorado Parks and Wildlife, Kara Van Hoose, esses casos são comuns na região, principalmente no verão, quando pulgas e carrapatos — transmissores do vírus — estão mais ativos. A transmissão ocorre apenas entre coelhos.

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

As verrugas costumam regredir naturalmente, já que o sistema imunológico dos animais consegue combater a infecção. Só há risco quando os tumores crescem em áreas que atrapalham a visão ou a alimentação.

📌 Curiosidade histórica: o vírus foi descoberto na década de 1930 pelo médico Richard E. Shope, e ajudou a ciência a entender melhor a ligação entre vírus e câncer. Pesquisas com a doença em coelhos foram fundamentais para compreender o papilomavírus humano (HPV), responsável por casos de câncer de colo do útero.

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares