30.6 C
Brasil
quarta-feira, novembro 26, 2025

Buy now

spot_img

SUA PÁGINA DE ANÚNCIOS!

spot_img

Moraes determina início da pena de Bolsonaro na Superintendência da PF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve começar a cumprir sua pena na Superintendência da Polícia Federal. A decisão foi tomada na terça-feira (25) pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após a defesa optar por não apresentar novos recursos.

Com o fim do prazo para os embargos de declaração — que se encerrava na segunda-feira (24) — o processo chegou ao chamado trânsito em julgado, quando não há mais possibilidade de contestação. A partir daí, Moraes autorizou o início da execução penal.

Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime inicial fechado. Apesar disso, seus advogados já anunciaram que vão insistir em um pedido de prisão domiciliar, argumentando idade avançada e questões de saúde.

Por que ele foi condenado?

Segundo a acusação, Bolsonaro teria chefiado uma organização criminosa com foco em promover um golpe de Estado. Entre as ações atribuídas ao ex-presidente estão:

  • ataques ao sistema eleitoral;
  • incentivo a uma intervenção militar;
  • uso de órgãos públicos, como PRF e Abin, para sabotar o processo eleitoral;
  • apoio a grupos que financiaram acampamentos com pautas golpistas;
  • tentativa de convencer militares a aderirem ao plano;
  • participação na elaboração da minuta golpista e do plano “Punhal Verde-Amarelo”, que incluía assassinatos de autoridades.

A condenação inclui cinco crimes:
organização criminosa armada; golpe de Estado; tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito; dano qualificado ao patrimônio público; e deterioração de patrimônio tombado.

Siga o Jovem na Mídia nas redes sociais do Instagram Facebook para não perder nada!

Da tornozeleira ao início da pena

Desde agosto, Bolsonaro estava em prisão domiciliar, monitorado por tornozeleira eletrônica. Mas no último sábado (22), ao tentar abrir o equipamento com um ferro de solda, voltou a descumprir medidas cautelares. A ação foi considerada grave pelo STF e resultou na decretação de nova prisão preventiva.

Agora, com a condenação ratificada, o ex-presidente deve seguir para a Superintendência da PF para iniciar o cumprimento da pena.

spot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

siga nossas redes

100FansLike
9,373FollowersFollow
100FollowersFollow
- Anúncio Institucional -spot_img

populares